Editora UNIJUÍ participa de reunião de Editoras Universitárias - Unijuí

Editora UNIJUÍ participa de reunião de Editoras Universitárias

Editor adjunto, Joel Corso, participou da XXV Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU)

A Editora UNIJUÍ esteve representada pelo seu editor adjunto, Joel Corso, na XXV Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU), realizada em Brasília entre os dias 11 e 13 de abril. A reunião da ABEU foi organizada pela Editora da Universidade de Brasília, que está comemorando 50 anos de atividade.

A Reunião Anual da ABEU tem como objetivo avaliar atividades das associadas, promover intercâmbios, definir ações e debater assuntos do mercado editorial. O tema desta edição foi o papel das editoras universitárias no processo de internacionalização das instituições de ensino superior. Durante o evento, a Diretoria da ABEU, representantes das associadas, autoridades locais e nacionais e palestrantes promoveram importantes debates e trocas de conhecimento. Também houve espaço para prestação de contas e planejamento de próximas ações. Foi elaborada durante o evento a Carta de Brasília, com propostas e considerações da Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

A XXV Reunião Anual da ABEU marca os 25 anos da Associação. Hoje, ela reúne 102 editoras universitárias de todo o Brasil, facilitando a articulação no mercado editorial e a circulação e profissionalização desta produção. Para comemorar, foi oferecido um jantar aos associados no Restaurante Carpe Diem.

Destaque também para a abertura da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que ocorreu no último sábado também em Brasília. Este evento tem como objetivo despertar o interesse pela leitura. O evento segue até o dia 23 de abril e conta com o lançamento de 200 livros, a exibição de 20 filmes, a realização de 10 seminários, 3 exposições de artes visuais, 2 homenagens a escritores, 17 show musicais, 20 apresentações teatrais, 20 contações de histórias, além de recitais, palestras e outras ações. A ABEU marca presença com estante coletivo, que reúne obras das editoras associadas.