Professor da UCS destaca caráter comunitário da UNIJUÍ durante Ciclo de Debates - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da UCS destaca caráter comunitário da UNIJUÍ durante Ciclo de Debates

Ciclo de Debates “A Universidade na Sociedade Contemporânea” teve seu segundo encontro realizado nesta sexta-feira

“Dentre as universidades comunitárias do país, a UNIJUÍ é a Instituição que mais cumpriu com este ideal”. Com esta afirmação, o professor Dr. Jayme Paviani, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) abriu, na manhã desta sexta-feira, 27, o Ciclo de Debates “A Universidade na Sociedade Contemporânea”. Este foi o segundo encontro promovido pela Reitoria, com o objetivo de debater o papel da Universidade frente aos desafios atuais. Atuaram ainda, como mediador, o professor Dr. Ênio Waldir da Silva, e como debatedor o Prof. Dr. Paulo Evaldo Fensterseifer.

Jayme Paviani abordou o tema “Universidades Comunitárias: cenários atuais e tendências”, destacando que as instituições comunitárias possuem uma trajetória de mais de 40 anos e que, frente às mudanças na realidade social brasileira, é preciso que estas Instituições repensem seus objetivos, debatendo os problemas e as adaptações necessárias para a manutenção da estrutura, com condições de viabilidade econômica e de qualidade acadêmica. “A UNIJUÍ possui uma tradição nesta área, e muitos de seus docentes trazem consigo esta vivência. Já os novos também estão se engajando, e o objetivo desta minha palestra é de promover o entrosamento destes dois grupos, para que assumam uma posição conjunta”, destacou Paviani.

O palestrante, Jayme Paviani, possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1964), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (1969), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é doutor adjunto da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, dialética, platão e conhecimento.

O Ciclo de Debates teve um primeiro encontro realizado no dia 30 de março, com o tema “Concepção, evolução e modelos de universidade”, desenvolvido pelo professor Doutor Luiz Carlos Bombassaro.

Confira entrevista do professor Paviani à Rádio Unijuí FM:


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.