UNIJUÍ integra debate sobre ‘Irrigação e Manejo Correto do Solo’ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ integra debate sobre ‘Irrigação e Manejo Correto do Solo’

Professor do curso de Agronomia, Roberto Carbonera, participou de debate com mediação do jornalista Lasier Martins

 

A UNIJUÍ participou na tarde desta terça-feira, Dia do Trabalhador, do debate ‘Irrigação e Manejo Correto do Solo’. O evento, promovido pela 19ª Fenasoja e RBS TV Santa Rosa buscou debater o tema com produtores e profissionais do setor. O objetivo do evento foi, a partir de um cenário de perdas que ultrapassaram 80% na safra de soja na região, trazer ao produtor o cenário no Estado e alternativas de produção. As atividades ocorreram no Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.

            O debate teve a mediação do jornalista Lasier Martins, com os painelistas: professor Roberto Carbonera, coordenador do curso de Agronomia da UNIJUÍ; Claudio Fioreze, engenheiro agrônomo que coordena o Programa Mais Água, Mais Renda, da Secretaria Estadual da Agricultura; Amauri Coracini, agrônomo e gerente da Emater Regional Santa Rosa; Sérgio Schneider, agrônomo da Coopermil e representante da 19ª Fenasoja no debate; José Altair dos Santos Padilha, representante da Fepam.

No evento o professor Roberto Carbonera destacou que a região precisa compreender os efeitos da estiagem e da seca: “não podemos negar o efeito devastador da estiagem. Penamos para poder fazer a leitura e o que deve ser feito. Evoluímos em termos de manejo, porém, safras cheias impactam na fertilidade do solo. Irrigação não vai ser a solução, mas precisamos envolver profissionais para não cometer outros problemas sérios. Não podemos fazer açudes sem licenciamentos. Seguro agrícola é necessário”.

No debate os painelistas realizaram apontamentos que foram registrados e serão cobrados dos órgãos competentes, pela imprensa e comunidade. Foi definido que será organizada uma Câmara Técnica dentro da Fenasoja com o objetivo de juntar os diagnósticos existentes sobre a estiagem na região. Deve-se criar ações efetivas e legais, e escolher um líder deste grupo.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.