UNIJUÍ forma seu primeiro doutor - Unijuí

UNIJUÍ forma seu primeiro doutor

Roque Ismael da Costa Güllich foi aprovado na banca de defesa da tese “O Livro Didático, o Professor e o Ensino de Ciências: Um Processo de Investigação – Formação – Ação”

Roque Ismael da Costa Güllich, graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação nas Ciências é o primeiro Doutor titulado pela UNIJUÍ. A obtenção do título de Doutor pelo Programa de Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ aconteceu na manhã desta quarta-feira, 02 de maio, com a banca de defesa da tese intitulada “O Livro Didático, o Professor e o Ensino de Ciências: Um Processo de Investigação – Formação – Ação”. A banca examinadora esteve constituída pela Profª. Drª. Lenir Basso Zanon, Orientadora da tese, e pelos professores doutores Maria Cristina Pansera de Araújo e Otávio Aloísio Maldaner, ambos da UNIJUÍ, Neusa Maria John Scheid, da URI de Santo Ângelo e Lenice Heloísa de Arruda Silva, da Universidade Federal da Grande Dourados/MS.

Docentes, doutorandos do Programa e familiares de Roque Güllich acompanharam a sessão de defesa da tese, que foi seguida de uma breve cerimônia para marcar o momento, que contou com a presença do Reitor Martinho Kelm, do professor Edemar Rotta, Diretor do Campus Cerro Largo da Universidade da Fronteira Sul – UFFS, onde Roque atua como docente; da coordenadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências, professora Helena Copetti Callai; e Adair Adams, representando a turma de doutorandos.

A tese defendida por Roque Güllich teve como objeto de estudo a relação entre o uso do livro didático pelo professor e a constituição da docência ao longo deste processo. “Trabalhei com a ideia de que os processos de formação coletiva, compartilhada, desencadeados e mediados pela reflexão, nesses coletivos de formação, podem ser um enfrentamento de uma relação de aprisionamento que existe entre o professor e o livro didático. A formação pode ser um enfrentamento a essa situação, produzindo discursos e práticas mais híbridos, mais contextuais e menos aprisionados por essa ferramenta didática, com uma intervenção qualificada, e isso se dá pela via da formação”, destaca o recém-doutor.

Para Roque Güllich, a conquista do título de Doutor em Educação nas Ciências representa a realização de um sonho, acalentado desde os tempos de ensino técnico, em 1992. “É uma realização, o resultado de todo um trabalho, individual e coletivo, de colaboração da orientadora, de vivência no programa que culminou com a conquista do título. Historicamente, para a UNIJUÍ, também é uma conquista importante deflagrar o programa com a defesa do primeiro doutor, porque isso desencadeia a avaliação do programa”, ressalta Roque, acrescentando que o processo do doutoramento levou 24 meses e que foi desafiador cumprir o doutorado nesse espaço de tempo, conjugando estudo e trabalho.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou que o momento era significativo para a Universidade, pois reafirmava a sua atuação nas diversas dimensões, do ensino, da pesquisa e da extensão, bem como seu compromisso com o desenvolvimento regional, formando uma “massa crítica”, tanto em termos de corpo docente quanto discente, que permitia um constante repensar, a partir da trajetória histórica, reconstituindo a Universidade a partir de um novo contexto e das novas necessidades da comunidade regional.

Confira a entrevista concedida pelo recém-doutor à Rádio Unijuí FM: