Plantas medicinais e aromáticas em evidência no Museu Antropológico - Unijuí

Plantas medicinais e aromáticas em evidência no Museu Antropológico

Curso de Ciências Biológicas organiza a nova edição, que irá abordar as plantas medicinais e aromáticas e princípios bioativos

A Sala de Exposições Temporárias do Museu Antropológico Diretor Pestana recebe desde ontem a quinta edição da exposição “Conhecer para Preservar”, desta vez com foco nas plantas medicinais e aromáticas e os princípios bioativos. A abertura aconteceu na tarde de terça-feira, com degustação de chás e visitação à exposição, repleta de plantas, organizada por alunos do PET Biologia (Programa de Educação Tutorial/MEC-SESU), ligado ao Curso de Ciências Biológicas da UNIJUÍ, com coordenação geral da professora Dra. Mara Lisiane Tissot-Squalli. Destacam-se, ainda, o envolvimento dos cursos de Farmácia e de Agronomia da UNIJUÍ.

A Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, Cátia Nehring, destacou, na abertura da exposição, a dinamicidade do Museu ao receber uma exposição sobre a temática, bem como a mobilização de alunos de diferentes cursos de graduação, evidenciando a capacidade de integração entre as diferentes mantidas da Instituição e consolidando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas. Já a professora Mara Tissot-Squalli, curadora desta quinta edição, destacou que a exposição tem como objetivo principal mostrar que a biodiversidade representa saúde. Destacou ainda o papel da ciência, de buscar a comprovação científica sobre as indicações das diferentes plantas, acrescentando que muitas vezes a ciência parte do conhecimento popular para buscar esta comprovação.

A exposição “Conhecer para Preservar” estará aberta à visitação até o dia 22 de junho, com visitas guiadas, oficinas, filmes e palestras. Dentre os aspectos a serem abordados estão informações botânicas sobre as plantas medicinais, indicações, contra indicações, forma de utilização e conhecimento popular; pesquisas científicas sobre plantas medicinais; a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; substâncias bioativas naturais obtidas de outros seres vivos: além de informações de espécies animais peçonhentos, venenos animais, toxicologia, produção de soros e medicamentos.

Confira a programação de palestras e oficinas a serem realizadas durante a exposição e a galeria de imagens da abertura: