Professor Telmo Frantz é homenageado pela sua contribuição com a Ciência e a Tecnologia - Unijuí

Governador Tarso Genro e o Secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov entregam placa a Telmo Rudi Frantz

O professor Telmo Rudi Frantz esteve dentre os homenageados na noite de quinta-feira, durante evento promovido pelo Governo do Estado para comemorar os 25 anos da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT). O professor e ex-Reitor da UNIJUÍ ocupou o cargo de secretário estadual no período de janeiro de 1995 a dezembro de 1998.

No evento, realizado no Palácio Piratini, o Governador do Estado, Tarso Genro, prestou homenagem aos 18 secretários que passaram pela SCIT. O evento contou com estações de Arte, Tecnologia e Conteúdo, buscando trabalhar a temática de forma simbólica e artística, fazendo referência à trajetória da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou da cerimônia.

Na sua gestão, enquanto secretário de Ciência e Tecnologia, Telmo Frantz trabalhou pela aprovação da Lei que regulamentou o Conselho Estadual de C&T e sua respectiva instalação. “O nosso maior empenho deu-se em três frentes: consolidar os Polos de Modernização Tecnológica, assegurar regularidade nos repasses de recursos do tesouro para a FAPERGS e ampliar a cooperação internacional da Secretaria e da FAPERGS com vários países”, ressalta, destacando a cooperação com a Argentina, através da Secretaria Nacional da Ciência e Tecnologia, e com a Alemanha, por meio do Fraunhoffer Gesellschaft, HRK – Conselho dos Reitores das Universidades alemãs e DAAD - Deutscher Academischer Austauschdienst.

Telmo Frantz destaca também que, através do Programa de Apoio aos Polos de Modernização Tecnológica, foram aprovados vários projetos para a região Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste, ambos os polos gerenciados pela UNIJUÍ. “A Secretaria apoiou financeiramente as áreas de Informática, Engenharia Elétrica, Mecânica e Agronomia, favorecendo a aquisição de equipamentos de laboratório e outras ações”, ressalta. Em Três Passos, foi criado o Polo de Óleos Essenciais, que até hoje contribui para a geração de novas alternativas de renda para agricultores da região.

O professor Telmo Frantz é Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Universidade de Sorbonne, França, tendo ocupado diversos cargos de gestão na Universidade, dentre os quais o de Reitor, no período de 1987 a 1993, Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão, de 1985 a 1987 e Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, entre 2005 e 2010. Desde março deste ano, integra o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Histórico da Secretaria

Em 15 de março de 1987, o Decreto 32.517 institucionaliza a área de C&T na estrutura organizacional do Estado, que passou a gerir a Cientec, a Fapergs e, recentemente, a Uergs. Para isso, foi nomeado o primeiro Secretário Extraordinário para Assuntos de Ciência e Tecnologia. Três anos mais tarde, em 13 de agosto de 1990, a Lei 9.129 criou formalmente a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SCT). A Lei 10.534, regulamentou o Artigo 235 da Constituição Estadual, instituindo o Sistema Estadual de C&T, e dispondo sobre o Conselho Estadual da área, que passou a ter a competência para definir a Política Estadual do setor. O atual secretário é Cleber Cristiano Prodanov, que assumiu o cargo em janeiro de 2011. Sua gestão está focada na integração entre universidades, empresas e sociedade, buscando o desenvolvimento local e regional do RS.

Fotos: Caco Argemi/Palácio Piratini