Mestrandos da UNIJUÍ participam de evento nacional de Gestão Social - Unijuí

Mestrandos da UNIJUÍ participam de evento nacional de Gestão Social

Apresentação de artigos e lançamento de livro destacaram participação da Universidade.

Na última semana, aconteceu na PUC em São Paulo o VI ENAPEGS – Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social. O fórum reuniu pesquisadores, estudantes, profissionais e atores sociais envolvidos ou interessados em conhecer formas de gestão social.

A Unijuí foi representada pela participação dos mestrandos Aline Benso e Vinicios Oliveira, do Mestrado em Desenvolvimento, que apresentaram o trabalho “A utilização das TICS no âmbito dos territórios da cidadania noroeste colonial e suas contribuições para as práticas de gestão social”. A mestranda Aline Benso, acredita que a participação neste evento é uma oportunidade de socializar os avanços das pesquisas no âmbito da Gestão Social do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da UNIJUÍ. “Foi um momento de trocarmos conhecimentos com outros membros da Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Isso enriquece e motiva a nossa pesquisa”, salientou.  Além disso, o professor Sérgio Luís Allebrandt apresentou o artigo de sua autoria, da mestre Cristiele Tomm Deckert e do professor Jorge Oneide Sausen: “A Gestão Social no Território da Cidadania Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul”.

Outro destaque do evento foi o lançamento do livro "Gestão Social: Aspectos teóricos e aplicações", o primeiro livro a integrar a Coleção Gestão e Desenvolvimento do PPGDes/Unijuí. O livro foi organizado pelos professores Airton Cardoso Cançado (Universidade Federal do Tocantins), Jeová Torres Jr. (Universidade Federal do Ceará) e Fernando Guilherme Tenório (Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e PPGDes/Unijuí).

A obra contém 15 capítulos com a participação de 35 autores. Entre eles, dois capítulos de autoria do professor Sérgio Luís Allebrandt, juntamente com os mestrandos Carlos José Marin Filho (turma 2009), José Roberto Oliveira e Cristiele Tomm Deckert (turma 2010) e a Bacharel em Administração pela Unijuí, Larissa Lucchese Ceratti (ex-bolsista PIBIC/Unijuí – 2009-2010). O livro foi prefaciado pelo professor Gilmar Antonio Bedin, coordenador do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí e professor do PPGDes/Unijuí.