Formação continuada de professores discute o trabalho metodológico na Universidade - Unijuí

Série de palestras objetiva atualização dos docentes da instituição em diferentes aspectos da profissão

Com o objetivo de atualização constante dos docentes a UNIJUÍ realiza o Programa Formação Continuada dos Docentes. No dia 25 de maio os professores da UNIJUÍ participaram da palestra “O trabalho metodológico na Universidade”, com a professora Dra. Ilma Passos Alencastro da Veiga.

Em sua fala a professora ressaltou  que a finalidade da educação superior e dos cursos é a prática em sala de aula. “É preciso trabalhar a questão da aula, que é o espaço das relações entre professores e alunos, em função de três dimensões do humano: do pensar, do sentir e do agir”.

Sobre o uso de novas tecnologias em sala de aula, Ilma afirma que é necessária uma metodologia centrada na figura do aluno e não do professor. “A atividade em  sala de aula precisa ser participativa e com isso se assegurar a qualidade da aula. Nosso maior desafio é trabalhar com a diversidade, e nós educadores, não estamos preparados para entender esta diversidade, inclusive a tecnológica. Em sala de aula temos alunos com tecnologia de ponta e outros somente com o lápis e o caderno, é preciso potencializar e dividir a tecnologia para todos”.

Ilma ressaltou a importância da atualização constante dos professores e afirmou que o grande empecilho de avançar na profissão é a falta de atualização do próprio profissional.

A Vice-Reitoria de Graduação está realizando uma séria de encontros de formação de professores. O primeiro aconteceu em fevereiro deste ano com o palestrante Dado Schneider, que falou sobre “O quanto as mudanças constantes verificadas na sociedade vêm influenciando e modificando o nosso comportamento”. Ainda estão previstos outros quatro encontros, o próximo no dia 12 de junho, com o tema O planejamento como condição para o ensino e a aprendizagem no Ensino Superior, com a professora Dra. Léa das Graças Camargo Anastasiou – Florianópolis - SC