Projeto EFAmília engaja família e escola - Unijuí

Projeto EFAmília engaja família e escola

Conselho de Pais, com apoio da direção da EFA, realizou tarde festiva com chá e ações da gincana de integração

O Conselho de Pais do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), apoiado pela Escola, promoveu o Chá EFAmília no sábado, 26 de maio, na Cripta da Paróquia São Geraldo. O local ornamentado com amor-perfeito, simbolizando o sentimento que os filhos e família têm pela Escola, e valorizando as cores da EFA, foi revelador de harmonia e do gosto da comunidade escolar em conviver de modo festivo e nesse ambiente poder relacionar-se com outras formas de aprender e viver a proposta da EFA.

As crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais cantaram para suas mães e familiares presentes no Chá. A musicalização e a língua inglesa trouxeram belas vozes e aprendizagens destacando os avanços que as crianças obtiveram nestas duas linguagens, durante o primeiro trimestre de aulas.

Durante o Chá houve manifestações reflexivas por parte da Coordenadora do Conselho de Pais, Carmen Antunes, da Diretora da EFA, Lisiane Goettems, do Frei da Paróquia São Geraldo, Irineu Costela e da convidada especial, professora da UNIJUÍ, Eronita Silva Barcelos, que provocou pensar sobre a relação família e escola. Também foram realizadas rodadas de bingo e sorteio de muitos brindes, doados pelos patrocinadores do evento, os quais foram divulgados durante o chá e estarão relacionados no Blog da EFA.

Antecedendo ao momento do Chá, também aconteceu a segunda etapa presencial da Gincana EFAmília. As 12 equipes confeccionaram mascotes e desfilaram com sua equipe pelo espaço do Auditório. Entre as diversas invenções surgiram mascotes em forma de animais, outros que destacaram a obra de Monteiro Lobato com o Sítio do Pica-pau Amarelo, alguns envolvendo filmes e estudos do próprio projeto escolar. Além do que, cada equipe, composta por alunos, professores, pais, avós, familiares, pôde ainda brincar de perguntas e respostas e de momento de danças.

Para a Diretora da EFA Lisiane Goettems, “revela-se aqui a intensa participação da comunidade escolar EFA. O corresponder a estes eventos que unidos formaram uma tarde linda, contando com 600 pessoas presentes, nos convence ainda mais da ousadia de nossas propostas e da credibilidade que a comunidade escolar manifesta para com nosso projeto educativo.” A Coordenadora do Conselho de Pais, Carmen Antunes, complementa que “foi muito gratificante ver os pais empenhados nas atividades do chá e da gincana, e o resultado disso foi o sucesso destes dois eventos”.

Confira mais fotos do evento no site da EFA: