6ª edição da Tec-E-Inova tem início no campus da UNIJUÍ - Unijuí

6ª edição da Tec-E-Inova tem início no campus da UNIJUÍ

A 6ª edição da Tec-E-Inova foi aberta oficialmente na noite de segunda-feira, 28, no Salão de Atos do campus da UNIJUÍ. O show de Wilson Paim foi o ponto alto da noite.

A presidente da feira, Alexandra Decker, afirmou que o objetivo é de incentivar o empreendedorismo no município, por meio de exemplos de empresas de sucesso, além de incentivar a participação dos jovens no mercado, com mostras e palestras realizadas durante o evento.

O presidente do Sindilojas, Bruno Hass, destacou que a 6ª edição da feria quer fortalecer a integração dos diversos agentes fomentadores do empreendedorismo e ao mesmo tempo ajudar os novos empreendedores a se destacar, estimulando o surgimento de novos empreendimentos que utilizem tecnologias inovadoras.

A UNIJUÍ na feira

A UNIJUÍ estará participando da Mostra de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação através de projetos desenvolvidos por diferentes cursos de graduação, além da Incubadora de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ (Criatec). Dentre os projetos se destacam a Unigestar, do Curso de Psicologia, voltada à assessoria para a contratação de recursos humanos e outras demandas apresentadas por instituições da região e o projeto Física para Todos. O Departamento de Ciências Exatas e Engenharias (DCEEng) estará participando com os cursos de Engenharia Elétrica, com dois experimentos – Genius e carrinhos de pista; curso de Ciência da Computação, com o kinect e experimento de realidade aumentada; e ainda o Curso de Engenharia Mecânica, com um robô pneumático, o baja e equipamentos de medição de emissão de gases.

A Criatec e o Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) terá uma participação diferenciada nesta feira, com a estruturação de um Escritório de Negócios, oferecendo pesquisa de mercado, análise de viabilidade econômica e plano de marketing / comunicação, teste de habilidade empreendedora; mostra do sistema de Planos de Negócios desenvolvido; incubados e projetos de extensão.

O DACEC também é parceiro na realização do Ciclo de Debates de Administração do RS (Cidead), na quinta-feira, 31 de maio, a partir das 19h30, no Salão de Atos do Campus. O tema deste ano será “Empreendedorismo: Gestão Estratégica em Serviços de Saúde”, com o administrador Genésio Antonio Körbes.

Também haverá envolvimento da Universidade nas palestras de terça-feira à tarde, dia 29 de maio, a primeira sobre “Fabricação de produtos cárneos”, com Leidi Daiana, às 14h, no miniauditório 4; e outra sobre “Reflexões sobre as características do clima gaúcho e ponderações sobre o prognóstico climático para o próximo trimestre”, com o professor Dr. Dakir Larada Machado da Silva, às 14h, no Salão de Atos.

Programação e ingressos

A programação de oficinas e palestras da TEC-E-INOVA pode ser conferida no site do evento. Os ingressos para as palestras são simbólicos (1kg de alimento não perecível ou agasalho ou R$ 5,00) e visam estimular a solidariedade e, principalmente, a participação dos estudantes. Os ingressos podem ser adquiridos junto à Recepção do Prédio da Biblioteca ou nas secretarias do DACEC e do DCEEng.