Reitor fala sobre a concessão de bolsas para quitar débitos federais - Unijuí

Reitor fala sobre a concessão de bolsas para quitar débitos federais

Governo deve aprovar concessão de 300 mil bolsas de estudos em troca de dívidas de instituições de ensino

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, concedeu entrevista coletiva aos meios de comunicação para tratar da sinalização positiva do governo federal em aceitar a proposta das universidades comunitárias e trocar os valores devidos por bolsas de estudos.

Kelm afirmou que não é favorável ao perdão da dívida, decorrente de ajustes e problemas na dimensão tributária das instituições mas, sim, da negociação.  “A discussão de alternativas vinha ocorrendo há tempos entre o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas e o governo federal. Com a afirmativa dos ministros sobre a concessão de trezentas mil bolsas de estudos, nos próximos 15 anos, para quitar os débitos constituídos até agora, está construída uma alternativa”.

O Reitor lembra que outros elementos colaboram e que a solução vem em um momento estratégico para as universidades. “A medida é favorável também para se conseguir o recredenciamento junto ao ProUni, que deve ser feito até o dia 12 de junho, e caso não fossem possíveis as negativas, acarretaria na suspensão das bolsas desta modalidade. Também é preciso frisar o avanço significativo no reconhecimento do trabalho das comunitárias, com o indicativo de sanar a dificuldade histórica junto aos governos de reconhecê-las comunitárias como um modelo público não estatal”, afirma o Reitor.

A UNIJUÍ deverá disponibilizar cerca de 400 bolsas nesta nova modalidade, número que pode variar de acordo com a duração do curso. Os detalhes devem ser acertados depois da votação da medida provisória que regulamenta a questão.