UNIJUÍ avalia adesão ao PROIES - Unijuí

UNIJUÍ avalia adesão ao PROIES

Instituição busca alternativa para alongamento de débitos tributário via Proies

A FIDENE/UNIJUÍ poderá aderir ao Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proeis) aprovado pelo Senado Federal e que deve ser sancionado em breve pela presidente Dilma Roussef.

Esta adesão proporcionaria a obtenção de moratória integral de doze meses e o pagamento, após este período, em quinze anos, do montante da dívida. Com esta adesão a FIDENE será beneficiada imediatamente em três aspectos: a recuperação imediata das negativas tributárias; fluxo de caixa compatível com a capacidade de pagamento e a possibilidade de utilização do caixa regular dos recursos do FIES que estavam sendo reservados para a quitação tributária.

Ainda está em análise interna qual o modo de pagamento do alongamento tributário. A dúvida está se haverá concessão de bolsas ou se o pagamento será feito em dinheiro. A opção pelo pagamento por meio de concessão de bolsas de estudos para os alunos tem como efeito colateral negativo o de alterar o modo de concessão de bolsas do ProUni, já que a Instituição poderia somente oferecer bolsas ProUni de 100%, o que reduz o número de beneficados e ainda limita os alunos que se enquadram nesta categoria no montante necessário para o cumprimento da filantropia. Mesmo que o Conselho Diretor decida pela concessão de bolsas de estudos, há um prazo de doze meses de moratória para que se efetive a iniciativa.