Candidatos realizam prova do Vestibular Inverno 2012 - Unijuí

Candidatos realizam prova do Vestibular Inverno 2012

Prova de Redação apresentou três temas – formas inovadoras de educar, a casa como ambiente que reflete vida e as eleições

A UNIJUÍ aplicou na manhã deste domingo, 08 de julho, a prova de Redação do Vestibular Inverno 2012. Os candidatos enfrentaram as baixas temperaturas para estarem no local da prova, que teve início às 9h nos Campi de Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, no Núcleo Universitário de Tenente Portela, no Polo Ijuí e Unidades de Apoio EaD de Porto Alegre e de Santa Maria.

Três temas foram propostos para a Redação. O primeiro, apresentou reportagem divulgada no site ClicRBS, da Zero Hora, sobre o trabalho desenvolvido pelo professor Carlos Heitor Rosa da Silva, professor de História numa escola na capital gaúcha, que usa figurinos e espaços alternativos para enriquecer os debates com os alunos. A reportagem mostra que formas inovadoras de educar podem contribuir para a valorização do educador. A partir da reportagem, o vestibulando que optou por este tema teve que elaborar uma carta endereçada a um professor que tenha marcado sua formação.

Já o segundo tema apresentou o poema “Casa Arrumada”, atribuído a Lena Gino, onde a autora defende que uma casa muito arrumada representa que não há vida, ou seja, é preciso, sim, arrumar a casa, mas de maneira que esta reflita que há movimentação, que a mesma está sempre aberta aos amigos, filhos, netos e vizinhos. O candidato que optou por este tema foi convidado a desenvolver, a partir de um gênero livre, um texto analisando como é a sua casa.

No terceiro tema, foi reproduzido trecho de entrevista com o jornalista e escritor Juremir Machado, que esteve recentemente em Ijuí palestrando sobre política e cidadania. Considerando o processo de eleição que acontece neste ano, o candidato que escolheu este tema teve de produzir um texto argumentativo explicitando como entende a política e como se dá o seu comportamento neste processo, ou seja, como faz a escolha de seus candidatos e se costuma acompanhar seu desempenho durante o mandato.

A UNIJUÍ organizou um espaço para os acompanhantes dos vestibulandos, que puderam aguardar numa sala ambiente, onde foi disponibilizado café, chimarrão, chocolate quente, materiais de leitura e acesso à Internet, além de uma pessoa responsável para fornecer informações sobre bolsas e benefícios oferecidos pela Instituição.

A lista dos aprovados no Vestibular Inverno 2012 será divulgada na quarta-feira, dia 11 de julho, às 15h, no Portal da UNIJUÍ e na imprensa regional.