Ciclo de Estudos da Diversidade Cultural tem continuidade - Unijuí

Ciclo de Estudos da Diversidade Cultural tem continuidade

Bullying na escola será o tema abordado na próxima quinta-feira, dia 09, no auditório da Sede Acadêmica

Terá continuidade nesta quinta-feira, 09 de agosto, a programação do Ciclo de Estudos da Diversidade Cultural, em desenvolvimento desde o mês de maio, numa promoção conjunta do Museu Antropológico Diretor Pestana, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, SINPRO Noroeste, CPERS Sindicato 31º Núcleo, SINTEEP Noroeste/RS e APMI Sindicato. O tema que será abordado nesta quinta-feira será “Bullying na escola: preconceito, discriminação sexista, orientação sexual e homofobia”, a cargo de José Carlos do Prado, secretário de Direitos Humanos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A palestra será desenvolvida em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, tendo por local o auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ.

O Ciclo de Estudos da Diversidade Cultural tem como objetivos discutir a pluralidade cultural visando o conhecimento e a valorização dos diferentes grupos sociais que vivem no Brasil; e oferecer elementos para a compreensão de temas como diversidade cultural, desigualdades socioeconômicas e relações sociais discriminatórias e excludentes.

A programação se estenderá até o mês de outubro. Em setembro acontecem as palestras “Projeto Raízes Gaúcha: O negro na cultura gaúcha”, com o professor Leandro Daronco, do IF Farroupilha, no dia 12; e “Projeto Raízes Gaúcha: Cultura e identidade sul-rio-grandense”, com o professor Alfeu Sparemberg, da UFPEL, no dia 13. Em outubro o encontro será no dia 04, com o tema “Cultura e Identidade afro-descendentes e Quilombola - implantação da Lei 10.639/03”, a cargo de Eliane de Almeida Souza, coordenadora da Equipe da Diversidade da SEDUC/RS.