Professores participam de seminário que discute práticas no SUS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professores participam de seminário que discute práticas no SUS

Equipe de Ijuí que participou do evento, com os dois professores da UNIJUÍ

Os professores da UNIJUÍ Luiz Volney Viau e Arlete Roman participaram do 1º Seminário Regional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

O evento é organizado pela Comissão de Práticas Integrativas do Conselho Nacional de Saúde em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde – SES/RS, Conselho Estadual de Saúde – CES/RS, FAMURS e Conselho Estadual de Secretários de Saúde – COSEM/RS. O objetivo principal do encontro foi o de buscar experiências positivas e com resultados concretos obtidos com a implantação, em diferentes municípios dos estados do RS/SC/PR, da Política Nacional de Prática Integrativas e Complementares(PNPIC). O Seminário foi realizado nos dias 2 e 3 de agosto, no auditório da Famurs, em Porto Alegre.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Portarias Ministeriais nº 971, 03/05/2006 e nº 1.000, de 17/07/2006) considera sistemas e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade (BRASIL, 2008).

“Ouvir as experiências trazidas por diferentes municípios dos três estados do Sul e interagir com profissionais da saúde e áreas afins, assim com representantes de instituições de ensino, com usuários do SUS e terapeutas de diversas áreas, enriqueceu e fortaleceu de forma individual os participantes do evento, mas também e, em especial, reforçou o compromisso com a efetivação de ações e atitudes para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, destaca a enfermeira e professora Arlete Roman.

Os representantes do Ministério da Saúde Patrícia Sampaio, Daniel Amado, Katia Torres e Robelma France contribuíram com o evento trazendo o histórico sobre as práticas integrativas e complementares no Brasil e as perspectivas de financiamento, assim como sobre a legislação de fitoterápicos e a regulamentação de produtos para a acupuntura.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.