UNIJUÍ recebe comitiva argentina em visita técnica - Unijuí

UNIJUÍ recebe comitiva argentina em visita técnica

Professores, alunos e empresários argentinos visitaram o campus da UNIJUÍ em Santa Rosa e indústrias da região

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa recebeu neste final de semana uma comitiva argentina. O grupo estava formado por onze pessoas, entre professores e alunos do mestrado em Desenvolvimento da Universidade Gastón Dachary, de Posadas, na província de Misiones, e empresários locais. A programação foi articulada pela Red Cidir - entidade composta por instituições de ensino de diversos países, para o fomento ao comércio internacional, integração regional e desenvolvimento – que ambas universidades fazem parte.

O grupo, que permaneceu em Santa Rosa na sexta-feira e no sábado, foi recebido pelo Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, e as visitas técnicas coordenadas pelo gerente da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ – Criatec Santa Rosa, Jair dos Santos, e pelo técnico extensionista do Projeto Extensão Industrial Exportador (Peiex) Anderson Bonfada, também da UNIJUÍ.

O grupo participou de visita em empresas de Três de Maio e Santa Rosa. No dia 10 começaram as visitas na empresa Móveis Canção, com a presença dos dirigentes da empresa, prefeito de Três de Maio, Olívio Casali, e dois secretários municipais. Na sequência ocorreu visita a empresa Jardinox, Móveis Stein e no final do dia, na indústria da BRF - Brasil Foods. Em todas as visitas os responsáveis realizaram uma explanação sobre o histórico da organização e em seguida, visita nas instalações das indústrias, onde eram explicados todos os processos de fabricação.

Na manhã de sábado, dia 11, ocorreu uma reunião no Campus da UNIJUÍ, sobre assuntos relacionados a interação empresa/universidade. No sábado o grupo ainda realizou visita no 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que ocorreu no final de semana, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. No evento o grupo visitou o estande da empresa Agroworks, incubada da Criatec, que produz carretões agrícola, em Santa Rosa.

A visita foi organizada pela Pró-Reitoria, do Campus Santa Rosa, Criatec e Peiex. Jair dos Santos, gerente da Criatec, destaca que a visita às empresas foi de grande importância para a comitiva, pois pode-se observar in loco as instalações e o trabalho desenvolvido por empresas locais que estão se destacando no mercado nacional e internacional: “estas empresas tem uma demanda surpreendente e que estão contribuindo para o desenvolvimento local e regional gerando grande número de postos de trabalho. Para além disso, a troca de informações que pode ser realizada com os membros da comitiva argentina que ficaram maravilhados com as plantas fabris, que puderam conhecer de perto e em funcionamento”.

Créditos: Alicia Pokolenko