Museu Antropológico apresenta “Eu Sou do Sul” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Museu Antropológico apresenta “Eu Sou do Sul”

Exposição integra o projeto “Raízes Gaúchas”, em sua quinta edição

Foi aberta na tarde de terça-feira, 14, no Museu Antropológico Diretor Pestana, a exposição “Eu sou do Sul: Os signos identitários do gaúcho”, que integra o projeto “Raízes Gaúchas”, em desenvolvimento desde 2008. A exposição abordará a heterogeneidade cultural na formação do Rio Grande do Sul, identificando pelo menos quatro regiões culturais distintas, destacando aspectos lingüísticos como sotaque e expressões idiomáticas, além de elementos consagrados pelo povo gaúcho, a exemplo do hino, bandeira, erva mate, chimarrão, churrasco, entre outros.

A diretora do Museu, Stela Zambiazi de Oliveira, destacou na abertura da exposição que o Projeto Raízes Gaúchas tem por objetivo ampliar o leque de conhecimentos sobre a cultura, a identidade cultural e a pluralidade do Rio Grande do Sul, sempre abordando uma temática diferente. Também salientou que o Museu é um “espaço vivo de interação com a comunidade e de reflexão”, por esta razão, a preocupação do Museu em sempre estar realizando exposições e outros eventos, em parceria com diversas instituições, com o propósito de envolver a comunidade.

O Presidente da FIDENE, Martinho Kelm, também destacou em sua fala o comprometimento da comunidade para com o Museu Antropológico, um dos poucos no Estado com atuação permanente, através de projetos e eventos que dão sentido à sua existência. A solenidade também foi marcada por um momento cultural, com a apresentação dos músicos Vinícius Hock, Vinícius Ribas e Pedro Darci de Oliveira.

O Projeto Raízes Gaúchas, desenvolvido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, Curso de História da UNIJUÍ, Secretaria Municipal de Educação, 36ª CRE e Sinpro Noroeste, chega à sua quinta edição, com o objetivo de estimular o público visitante a pensar/refletir sobre as diversas maneiras que se constituiu a identidade cultural gaúcha nos diferentes tempos e espaços. A exposição "Eu Sou do Sul" segue até o dia 28 de setembro, na Sala de Exposições Temporárias do Museu. Confira a programação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.