Docente da UNIJUÍ atuou como palestrante no Congresso da Sociedade de Cardiologia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Docente da UNIJUÍ atuou como palestrante no Congresso da Sociedade de Cardiologia

Pesquisas do Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUÍ estiveram em debate no evento

O professor Dr. Thiago Gomes Heck, do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, participou do SOCERGS 2012 – Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, realizado entre os dias 02 e 04 de agosto em Gramado.

O professor, que atua como docente no curso de Educação Física, nos Campi Ijuí e Santa Rosa, como pesquisador no Grupo de Pesquisa em Fisiologia e também como assessor da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão atuou no Congresso como palestrante e coordenador de sessão de temas livres, junto ao Simpósio de Educação Física, Sessão “Educação Física e Novos Paradigmas” com a palestra sobre o tema “Hsp 70 como novo marcador inflamatório no exercício”.

O SOCERGS é um evento anual realizado pela Sociedade de Cardiologia, que reúne profissionais das áreas de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física, Medicina e Psicologia para discussão de temas da atualidade. A palestra proferida pelo docente representou os resultados e perspectivas das atividades de pesquisa realizados pelo Grupo de Pesquisa em Fisiologia da UNIJUÍ (GPef), liderado pela professora Mirna Stela Ludwig. A palestra foi baseada em resultados de pesquisa dos professores Thiago e Mirna e de resultados recentes dos projetos de alunos de Iniciação Científica Voluntária, dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Biologia e Nutrição e também do Mestrado.

O professor Thiago Gomes Heck também atuou como coordenador da sessão de temas livres apresentados no mesmo evento, especialmente na área de Educação Física. Dentre os temas em debate se destacaram o sedentarismo como o mau do século e como um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares; a prescrição de exercícios aeróbicos e de força na reabilidação cardíaca; a avaliação da composição corporal e dietética na cardiopatia; a obesidade e o risco cardiovascular; o risco cardiovascular no portador de HIV e os efeitos do treinamento físico; marcadores inflamatórios no exercício.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.