Professoras da UNIJUÍ participam do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade - Unijuí

Professoras da UNIJUÍ participam do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade

Evento teve como lema “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”

As professoras Maria Margarete Baccin Brisola, coordenadora do curso de Ciências Contábeis e Eusélia Paveglio Vieira, segunda chefe substituta do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec), participaram do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado entre os dias 26 e 29 de agosto, na cidade de Belém, no Pará. O lema do evento foi “Contabilidade para o Desenvolvimento Sustentável”. O Congresso é realizado desde 1924, a cada quatro anos, e pela primeira vez foi realizado na região Norte, em meio à selva amazônica.

Na abertura do evento, o Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), contador Juarez Carneiro, destacou que ações de sustentabilidade aliadas à Contabilidade garantirão, em médio e longo prazo, boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. A programação compreendeu palestras, painéis e apresentação de trabalhos científicos com a participação de renomados profissionais do cenário nacional e internacional, que debateram as novas tendências da profissão. Dentre os nomes que participaram se destacaram, como palestrantes, o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, a Senadora Serys Slhesarenko, a ex-senadora Marina Silva e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Temas abordados

O 3º Fórum da Mulher Contabilista, que aconteceu de forma concomitante ao Congresso, contou com as participações da jornalista Leda Nagle e da ex-Senadora Marina Silva, a PHD em saúde Silvia Roggato, a sexóloga Laura Muller e a artista Gabi Amaranto, debatendo o tema “Ousadia e Coragem: meu nome é mulher”. Também foram desenvolvidos painéis sobre os IFRS na América Latina, os exames como instrumentos de qualificação profissional, a sustentabilidade empresarial e as normas internacionais de auditoria, o processo de convergência das normas internacionais aplicadas ao setor publico e o ensino da contabilidade internacional.

O ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Bill Clinton, falou da atuação da “William J. Clinton Foundation”, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida por meio de geração de energia limpa e do emprego. No Brasil a fundação tem forte atuação, com trabalho em São Paulo, tendo dentre as ações a reforma de 200 escolas para que elas consumam menos energia, com o reuso da água e melhoria no isolamento. No Rio de Janeiro a fundação está trabalhando na troca de lâmpadas de quatro mil semáforos por lâmpadas do tipo LED, que embora mais caras, duram dez vezes mais. Outra ação no Brasil é o início de testes para o sistema de ônibus elétricos e híbridos. Clinton defendeu o desenvolvimento de mecanismos para uma contabilidade sustentável, salientando que “no mundo o custo da administração dos desastres naturais tem aumentado muito”, pedindo uma reflexão de todos, não importando o posicionamento político dos cidadãos, pois todos têm o dever de exigir dos governantes e de apresentar ideias para a conservação dos recursos naturais. Sugeriu ainda que o Brasil realizasse um estudo sério sobre a viabilidade da utilização de fontes de energias como a solar e a eólica. A substituição dos combustíveis fósseis por bicombustível também foi lembrado por Clinton, que elogiou o Brasil pelo investimento em projetos como o etanol.

Outros eventos desenvolvidos foram o VII Fórum Nacional de Professores; VII Encontro Nacional de Coordenadores do curso de Ciências Contábeis; VIII Fórum Brasil dos Estudantes de Ciências Contábeis; II Fórum Nacional de Responsabilidade Socioambiental do Sistema Contábil; II Fórum Nacional de Contabilidade Pública; II Fórum de Gestão e Controle do Terceiro Setor e IV Fórum Nacional das Entidades Sindicais da Área Contábil. O neurocientista Miguel Nicolelis falou sobre o tema “A Ciência como Agente de Transformação Social” e o astronauta Marcos Pontes falou sobre “A Primeira Missão Espacial Brasileira”.

Sustentabilidade empresarial

As professoras Maria Margarete e Eusélia destacam que, durante os debates, ficou evidente que a responsabilidade social empresarial emerge como uma alternativa cada vez mais comum de colocar em prática a sustentabilidade empresarial. Ser socialmente responsável considera a premissa de que o crescimento econômico, representado na geração de riquezas, é uma contribuição aquém daquilo que as empresas devem oferecer à sociedade. Desde que passou a ser empregada, a sustentabilidade empresarial adquiriu contornos de vantagem competitiva, o que permitiu a expansão de alguns mercados, como o de energia, que permitiu o surgimento das energias renováveis.

O 20º Congresso será realizado na cidade de Fortaleza, no Ceará, em 2016. Fizeram parte da delegação gaúcha o Presidente do CRC/RS, contador Zulmir Breda e o Delegado do CRC-RS de Ijuí, David dos Santos, na foto com as professoras da UNIJUÍ.