UNIJUÍ oferece cursos de extensão em gastronomia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ oferece cursos de extensão em gastronomia

Trazer os prazeres do paladar, numa mistura de ingredientes, sabores e culturas, é o principal objetivo do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem.

Em uma iniciativa inédita, a UNIJUÍ oferece quatro cursos de extensão, contemplando diferentes cozinhas e com diferentes e renomados chefs, para qualificar estudantes, cozinheiros, auxiliares de cozinha e todos os que gostam da arte de cozinhar.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro, no Portal da UNIJUÍ. O curso está dividido em quatro módulos, sendo que os interessados podem realizar todos os módulos, ou optarem por um deles. Cada módulo conta com quatro horas/aula, totalizando 16 horas para os que fizerem os quatro cursos oferecidos.

Os módulos estão assim divididos: Cozinha de Autor – 1º de outubro, com - Ricardo Sabbado (La Pampa); Cozinha Tailandesa - 29 de outubro, com Felippe Sica; Cozinha Grega - 19 de novembro, com Grabriele Marchezani (Greek Donner); e Cozinha Francesa - 03 de dezembro, com Marcelus Vieira (Al Mondo). Os cursos são oferecidos em duas turmas, uma funcionando das 13h30 às 17h30 e outra das 18h30 às 22h30.

O primeiro módulo, com o chef Ricardo Sabbado, traz o conceito ‘cozinha de autor’, definida por ele como a expressão de respeito e amor pelos ingredientes utilizados pelo chef , observando os fatores culturais de seu povo e a sustentabilidade do meio ambiente. A intenção é tentar proporcionar a inclusão social dos pequenos produtores locais na cadeia econômica da gastronomia e utilizar métodos de cocção que ressaltem as características naturais dos produtos. “É, principalmente, a total concentração e devoção ao ato de produzir algo que supere as expectativas sensoriais de seus clientes. Algo que fique marcado em suas memórias gustativas e que transforme uma mera refeição”, afirma.

Além disso, a cozinha de autor caracteriza-se também pela onipresença do chef em todas as etapas do processo, desde a seleção criteriosa dos ingredientes, passando pela elaboração do "mise-en place", até a montagem final do prato.


  Ricardo Sabbado


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.