UNIJUÍ esteve representada em Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/AIDS - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ esteve representada em Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/AIDS

UNIJUÍ esteve representada pelos Programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família

Os Programas de Residência Médica e Multidisciplinar em Saúde da Família, desenvolvidos por meio de parceria entre a UNIJUÍ e a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) estiveram representados em dois importantes eventos nacionais na área da saúde pública, que são o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e AIDS e Fórum Latino-Americano e do Caribe em HIV/AIDS e DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Os eventos aconteceram em São Paulo, entre os dias 28 a 31 de agosto.

Os Programas estiveram representados com três trabalhos, contemplados com bolsa integral pelo Ministério da Saúde, apresentados sob a forma de pôster, dois deles na área de prevenção e um na área de adesão ao tratamento. A médica residente Luciane Jung Dias apresentou o trabalho intitulado “Elaboração de Cartões Informativos sobre Medicamentos Antirretrovirais” que visa melhorar a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes vivendo com HIV/AIDS.

O Congresso contou com a participação de profissionais de todo o Brasil, além de outros países como México, Venezuela, Moçambique, Peru e Guatemala. Segundo relato de Luciane Jung Dias “o Congresso foi muito rico ao levantar questões importantes na prevenção da transmissão do HIV, principalmente ao preconizar o uso do TARV (Terapia Antirretroviral) precocemente, em casais sorodiscordantes, com níveis de CD4 de 500 células/mm3. Também estiveram em debate ações que visem garantir o respeito à dignidade da pessoa que convive com o HIV/AIDS, aos direitos das minorias e prevenção à violência.

Segundo a médica Luciane Dias, a participação de alunos dos programas de residência em eventos como este qualifica e valoriza o trabalho dos residentes, além de dar visibilidade ao Programa de Residência Médica e de abrir importantes caminhos para a troca de experiências e para conhecimento de outros serviços e profissionais da área do país.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.