UNIJUÍ sedia a Jornada em Saúde do Trabalhador - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ sedia a Jornada em Saúde do Trabalhador

Com o tema "Prevenção de Riscos na Construção Civil", teve início a  IV Jornada em Saúde do Trabalhador, promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Macro Região Missioneira - Cerest Ijuí, na manhã desta quarta-feira, 12, no Salão de Atos do Campus da UNIJUÍ.

A abertura do evento contou com a participação do Presidente do Conselho Gestor do Cerest, Arno Feigel; professora do curso de  Engenharia Civil e representando o reitor da Instituição, Cristina Eliza Pozzobon; Coordenadora da 17º coordenadoria Regional de Saúde, Tânia Dallepiane; Coordenadora de Saúde do Trabalhador Municipal, Elizangela Lucchese; e Coordendor do Cerest Ijuí, Rubens Korb.

A Professora Cristina Pozzobon, destacou a necessidade de discutir a temática da saúde do trabalhador e as formas de melhorar condições de trabalho e qualidade de vida.

O primeiro palestrante da Jornada, Raul Zoratto Sanvicente, juiz titular da 30ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, especializada em acidentes do trabalho falou sobre “Acidente de trabalho: não basta reparar”.

O juiz destacou que momentos como o da jornada são importantes para a realização de um trabalho seguro. Na palestra o juiz destacou aspectos da Justiça do Trabalho com a nova situação do Juiz, que vai para a sociedade trabalhar a prevenção dos acidentes. “O Juiz até então ficava no seu gabinete esperando as demandas para julgar e reparar os prejuízos. Agora queremos que os prejuízos não aconteçam”, finaliza o Juiz Raul.

Na parte da tarde foi realizada a palestra “Segurança do trabalho na indústria da construção civil”, com Lúcio Debarba, Auditor Fiscal do Trabalho. Na quinta-feira, 13, acontece a palestra “Redes de cooperação para promover a melhoria dos ambientes e prevenção dos agravos dos trabalhos nos canteiros de obras”, com José Enio – Médico do Trabalho Cerest Serra.

Também estão programadas as palestras “Responsabilidade do empregador na preservação da integridade física e mental do emprego”, com Ricardo Wagner Garcia, Procurador do Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul; e “Acidente de trabalho: busca de novas alternativas”, com Paulo Amaral, do Sindicato da Construção Civil de Ijuí

Na parte da tarde, as médicas do CEVS, Luciana Nussbaumer e Virgínia Dapper, falam sobre “Acidentes e agravos relacionados ao trabalho na construção civil”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.