Cozinha Tailandesa é um dos cursos oferecidos pela UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cozinha Tailandesa é um dos cursos oferecidos pela UNIJUÍ

A diversidade da Cozinha tailandesa é tema do segundo curso do projeto Gastronomia e Nutrição – A arte de comer bem.

O curso está previsto para o dia 29 de outubro, depois do curso de abertura, com o tema “Cozinha de autor”, programado para o dia 1º de outubro, com o Chef Ricardo Sabbado.

O chef Felippe Sica será o responsável pela Cozinha Tailandesa. Sica é um chef gaúcho especializado nas culinárias tailandesa e francesa. Já comandou as cozinhas de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Porto Alegre e hoje trabalha como professor, consultor em gastronomia e produz almoços e jantares exclusivos.

O projeto ainda prevê os cursos de Cozinha Grega, no dia 19 de novembro; e Cozinha Francesa, no dia 3 de dezembro; com os chefs Grabriele Marchezani e Marcelus Vieira, respectivamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro, para todos os cursos, ou quantos o aluno desejar se inscrever, diretamente no Portal da UNIJUÍ.

A Tailândia é um paraíso para os amantes da boa cozinha. Todo o país é um território de aromas e sabores que cativam aos mais exigentes dos goumerts. A riqueza de ingredientes, a criatividade gastronômica, delicadeza na apresentação e a boa qualidade dos adereços, fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas e ricas de todo o oriente.

A base da gastronomia são os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e espécies. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal. Outros se utilizam para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas ou para equilibrar os sabores, como a que incorpora o leite de coco. O arroz é um dos pratos que nunca faltam na comida.

A culinária típica foi muito influenciada pela cozinha chinesa, com ingredientes vindos também da Índia, do Laos e da Malásia. A essência da culinária tailandesa combina erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e alho, além de mais de 40 variedades de outras especiarias. Os alimentos normalmente são cozidos numa panela wok, junto com ingredientes frescos vindo direto do mercado. É importante ressaltar que nem toda comida tailandesa é picante.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.