UNIJUÍ participa da Semana do Coração - Unijuí

UNIJUÍ participa da Semana do Coração

Alertar sobre os riscos das doenças cardiovasculares e a possibilidade de reverter os fatores de risco com medidas simples, que dependem essencialmente de atitude, são os principais objetivos da Semana do Coração, que neste ano também estará sendo desenvolvida na UNIJUÍ, durante a última semana de setembro.

A Semana do Coração virou lei estadual em 2010, e é encabeçada pela Sociedade de Cardiologia do Rio Grande do Sul, que utiliza os dados revelados dos que respondem os questionários, para pesquisa. As atividades são especialmente informativas, com o intuito de que todos estejam informados para poder evitar os fatores de risco ao coração.

A abertura da Semana do Coração da UNIJUÍ acontece no dia 25 de setembro, com atividades de esclarecimento nos campi Ijuí, Panambi e Santa Rosa. Também haverá uma prova da Gincana Coorporativa SuperAção alusiva aos cuidados com o coração.

De 25 a 27 acontecem visitas aos setores da UNIJUÍ para aplicação do questionário, verificação de medidas e entrega do folder explicativo sobre os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a cargo de um grupo de alunos do Departamento de Ciências da Vida (DCVida).

No dia 28 de setembro será desenvolvida uma atividade na Praça da República, com os estudantes dos cursos da área da saúde, com aplicação do questionário, verificação de medidas e entrega de folder explicativo. Em caso de chuva, a programação acontece no hall de entrada da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí.

O médico cardiologista e doutor em medicina pela USP, Paulo Viecelli, alerta para os perigos das doenças cardíacas e dos benefícios de pequenas atitudes como: caminhar meia hora três vezes por semana, reduzir o sal, ingerir líquidos, ter uma dieta equilibrada, com poucas gorduras e doces. “A maioria dos casos de pressão alta e de diabetes poderiam ser tratados sem medicação, com a prática regular de exercícios. Hoje se pratica a medicina de balcão, as pessoas chegam e pedem suas receitas. Remédios pra ansiedade e depressão são receitados em rodas de chimarrão, quando o exercício físico regular, respeitando a regra de três, três quilômetros em trinta minutos regulariza a pressão, libera hormônios que trazem sensação de bem-estar e diminui outros fatores de risco, como diabetes e triglicerídeos”, alerta o médico.

Viecelli afirma que o Rio Grande do Sul é o Estado campeão em tabagismo, hipertensão e etilismo. “As doenças cardiovasculares são as que mais acometem e que mais causam morte na população. De cada dez pessoas sete vão morrer de doenças cardiovasculares. O estilo de vida que estamos vivendo hoje não é biológico, temos um excesso de responsabilidades financeiras e não temos a biologia para ficarmos sentados o tempo todo, é necessário abandonar o sedentarismo”.