Professor Walter Bazzo discute atuação da universidade na contemporaneidade - Unijuí

Professor Walter Bazzo discute atuação da universidade na contemporaneidade

A quarta palestra do ciclo de debates ‘A Universidade e a Sociedade Contemporânea’ foi realizada na sexta-feira, 28, no Salão Azul da Biblioteca Mario Osorio Marques.

O tema debatido foi “O Novo Paradigma Tecnológico e a Atuação da Universidade na Sociedade Contemporânea”, com o professor Walter Antonio Bazzo/UFSC, tendo como debatetora a professora Vera Raddatz/UNIJUÍ.

O professor falou que hoje o grande equívoco é acreditar que a tecnologia sozinha irá salvar o mundo. “A tecnologia não é salvação, as pessoas estão sempre esperando que uma nova tecnologia surja para acabar com algum problema, mas como falar nisso em uma civilização de 7 bilhões de pessoas em que 4,5 bilhões nem tem ideia do que é internet? Em se tratando do conhecimento, só chegaremos a uma harmonia quando unirmos a área humana com a científico-tecnológica ao tempo em que tivermos também clareza quanto à importância do ser em relação ao ter. Enquanto isso não acontecer, não passará de devaneio qualquer outra tentativa de imprimir uma reflexão mais aprofundada sobre o relacionamento harmônico entre ciência/tecnologia/sociedade,”.

O professor Walter Antonio Bazzo é Engenheiro Mecânico, Doutor em Educação e pesquisador em Educação Tecnológica e CTS. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC, atua como membro do Conselho Editorial de várias revistas sobre Educação no Brasil e exterior. Possui mais de 150 artigos e sete livros publicados. Colaborou com quatro capítulos em livros de outros autores. Participou de mais de 160 congressos, seminários, aulas magnas e outros eventos nacionais e internacionais como palestrante. Um dos fundadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) e é o seu atual coordenador.