Projeto Cocap apresenta resultados - Unijuí

Projeto Cocap apresenta resultados

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, os professores Dilson Trennepohl e Daniel Cenci, participaram do Seminário Internacional Capital Social e Desenvolvimento Territorial, ocorrido no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. O Seminário foi realizado para apresentar os resultados dos estudos desenvolvidos pelo Projeto Coesão Social Através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Projeto Cocap). O projeto, financiado pela União Europeia e gerido em conjunto com a região italiana do Vêneto, visa ao fortalecimento das cadeias produtivas do vinho e da gastronomia, na Serra gaúcha, e do leite, na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Na abertura do evento, na quinta-feira, 26, foi apresentado um balanço do trabalho desenvolvido há quatro anos pelo projeto no Estado, além de ações no departamento de Misiones, no Paraguai, e na província de San Juan, na Argentina. “O trabalho tem o objetivo de analisar a possibilidade de replicar nessas regiões padrões econômicos e sociais que fizeram do Vêneto o maior PIB per capita da zona dos Alpes”, explica Carlos Paiva, economista da Fundação de Economia e Estatística (FEE) e coordenador técnico do Cocap no Estado.

No total, os projetos para as três regiões receberam investimentos de cerca de € 3 milhões, dos quais € 2,5 milhões foram financiados pela União Europeia. No Rio Grande do Sul, foram entrevistados agentes que operam as cadeias produtivas escolhidas e também realizadas oficinas e pesquisas com o objetivo de diagnosticar a realidade local e definir ações e políticas necessárias ao enfrentamento dos principais problemas de produtores, indústrias e intermediários.  “Nosso objetivo é construir as bases para modalidades de desenvolvimento econômico dos territórios abrangidos pelo programa”, afirmou o diretor de Relações Internacionais do governo do Vêneto, Diego Vecchiato.

No leite, foi registrada a necessidade de estruturação da governança da cadeia. Segundo Dilson Trennepohl, professor de desenvolvimento econômico da Universidade de Ijuí (UNIJUÌ), o estudo apontou que é necessária uma melhor articulação entre entidades de produtores, transportadores, e indústrias, além da disponibilização, através do Poder Público, de estruturas de verificação de fraudes.

Outro seminário está previsto para o mês de outubro, na Itália, para a continuação do debate sobre o projeto, seus resultados e possibilidades.