UNIJUÍ adere ao Outubro Rosa - Unijuí

UNIJUÍ adere ao Outubro Rosa

Pelo segundo ano consecutivo a UNIJUÍ participa do Outubro Rosa.

O evento tem como objetivo chamar a atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Com o tema Mulher Consciente Previne o Câncer de Mama, haverá a mobilização dos colaboradores sobre a importância do autoexame e da mamografia no diagnóstico precoce da doença.

A professora do Departamento de Humanidades e Educação (DHE), Iris Campos, representante da UNIJUÍ no Fórum Permanente da Mulher, que organiza as ações do Outubro Rosa no município. Iris explica que em Ijuí, a campanha é encabeçada pelo Fórum Permanente da Mulher, instituição da qual a Unijuí é membro. “Ao aderir a campanha a UNIJUÍ pretende sensibilizar seus colaboradores para os cuidados com sua saúde, para que fiquem atentos aos sinais e busquem os exames diagnósticos preventivos. Além disso, pela abrangência regional, e pelo grande número de acadêmicas inscritas em atividades universitárias, a participação da UNIJUÍ significa “espalhar”, difundir, a campanha numa ação política que atende aos compromissos e a tradição desta universidade”, afirma.

O Movimento

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo motivando e unindo diversos povos em torno da causa. Isto faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.