Tem início o Salão do Conhecimento 2012 - Unijuí

Tem início o Salão do Conhecimento 2012

Com o tema “Tecnologia social, sustentabilidade e erradicação da pobreza”, o Salão do Conhecimento 2012 teve início na noite de terça-feira, 23.

O professor titular da Universidade Estadual de Campinas, Renato Dagnino foi o palestrante, tratando em sua palestra do mesmo tema que norteia o evento.

Dagnino também é professor visitante em várias universidades latino-americanas, nas áreas de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia e de Política Científica e Tecnológica. É engenheiro, estudou Ciências Humanas e Economia no Chile e no Brasil, onde se doutorou, tendo realizado o pós-doutorado na Universidade de Sussex, na Inglaterra. A palestra aconteceu no Salão de Atos do Campus Ijuí e foi transmitida para os demais campi via rede. Antes da cerimônia de abertura, o coral da UNIJUÍ apresentou canções ao público e o Grupo de Teatro da UNIJUÍ interpretou “vida de pesquisador”.

O evento tem como objetivo a divulgação da produção em pesquisa e extensão que permite a socialização de experiências e a reflexão sobre as atividades desenvolvidas na Universidade e em demais instituições participantes, nas diversas áreas de conhecimento. São cinco eventos concomitantes - Seminário de Iniciação Científica, Jornada de Pesquisa, Seminário de Inovação e Tecnologia, Mostra de Iniciação Científica Júnior e Jornada de Extensão - realizados em quatro dias, nos quatro campi da instituição – Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.

Participaram da abertura do evento os consultores do CNPq Elgion Loreto (UFSM), Hélio Bonacorso (UFSM) e Rogério José Marczac (Unisinos).

A Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, reafirmou o caráter de diálogo, socialização e troca de saberes entre o meio acadêmico e a comunidade externa. “A mostra de ações sociais é o grande diferencial desta edição, pois estas ações são a prova da interação entre o ensino, a pesquisa e a extensão e vem constituir o diferencial de ser e estar na universidade, gerando solução para tantas questões sociais”, afirmou Evelise.

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ integra as atividades da SNCT - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e, por isso, anualmente, trabalha com temática semelhante. Neste ano, o tema “Tecnologia social, sustentabilidade e erradicação da pobreza” perpassa as discussões da Conferência Rio+20, evento organizado pela ONU, realizado no Brasil no mês de junho de 2012, com participação de diversos os países. O objetivo é de discutir os diversos aspectos envolvidos nas tecnologias sociais, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

A programação a ser desenvolvida durante a semana nos campi da UNIJUÍ compreende a apresentação de trabalhos selecionados, painéis temáticos, ações sociais de extensão, minicursos e palestras, além da mostra de projetos de extensão na sexta-feira, 26. A programação completa pode ser acessada no Portal UNIJUÍ.

Coral UNIJUÍ na abertura do evento

Professor Renato Dagnino

Público no Salão de Atos