UNIJUÍ assume presidência internacional da Red CIDIR - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ assume presidência internacional da Red CIDIR

Anúncio foi realizado na tarde de ontem, em reunião que envolveu representantes de universidades integrantes da Red CIDIR

A UNIJUÍ assumiu ontem a presidência internacional da Red Interuniversitaria del Conocimiento Orientada al Comercio Internacional, el Desarrollo y La Integración Regional (Red CIDIR). O anúncio foi feito durante reunião da Red, na tarde de ontem, em atividades que anteciparam o V Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, que ocorre até sábado, em Santa Rosa.

Desde 2006, quando a entidade foi criada, a coordenação estava sob responsabilidade da Universidad Gastón Dachary, de Posadas, Argentina. A partir de então, cada ano uma instituição de um país assumirá a presidência. A UNIJUÍ, sob a coordenação do Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, preside a Rede até novembro do próximo ano. A secretaria executiva segue com a Gastón Dachary.

As atividades do Seminário, evento promovido pela Red CIDIR, tiveram início durante a tarde de ontem, no Campus II da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema). A reunião que anunciou a presidência também apresentou as novas universidades que integram o grupo, como as brasileiras URI e Unicruz. Além destas, instituições de ensino argentinas e uma da Venezuela. Participaram da reunião a Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, professora Cátia Nehring, o professor Pedro Büttenbender e o assessor de relações internacionais, Daniel Baggio.

A programação seguiu com outra reunião, aberta para demais instituições e entidades, que debateu o fortalecimento das universidades para o desenvolvimento. Ocorreu ainda assinatura de uma carta de intenções entre a UNIJUÍ e a UCES, de Buenos Aires. A carta prevê atividades conjuntas entre as instituições, garantindo intercâmbio entre docentes e acadêmicos. Um termo de cooperação também foi assinado entre a Comissão de Reitores de Universidades Privadas (Crup), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e União das Universidades Paraguaias, para cooperação entre as três estruturas de perspectiva universitária.

Durante a noite ocorreu a abertura oficial do V Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa, com o lançamento de um livro – conteúdo de estudos sobre o tema do evento, apresentados no ano passado no IV Simpósio, que ocorreu em Posadas, na Argentina. Este evento teve a presença do Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, e do Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender.

Hoje ocorrem reuniões e encontros de integração produtiva dos setores público e privado, painéis sobre desafios e oportunidades de desenvolvimento regional e apresentações de trabalhos científicos aprovados para a participação no Seminário. A programação encerra no sábado, com apresentações de trabalhos científicos, painel sobre política industrial e missão técnica na John Deere e indústria de móveis.

Professores, acadêmicos e bolsistas de cursos de graduação e pós-graduação da UNIJUÍ apresentam trabalhos no Seminário. A programação completa está disponível no site da Red Cidir. As atividades ocorrem nas unidades da Fema.

A Red Cidir é um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas que tem como objetivo – através do gerenciamento de espaços de reflexão e construção coletiva – propiciar o intercâmbio de conhecimento, a promoção da educação e do desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. A busca é por ações que contribuam para incrementar o impacto das instituições nas região onde atuam.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.