UNIJUÍ assume presidência internacional da Red CIDIR - Unijuí

UNIJUÍ assume presidência internacional da Red CIDIR

Anúncio foi realizado na tarde de ontem, em reunião que envolveu representantes de universidades integrantes da Red CIDIR

A UNIJUÍ assumiu ontem a presidência internacional da Red Interuniversitaria del Conocimiento Orientada al Comercio Internacional, el Desarrollo y La Integración Regional (Red CIDIR). O anúncio foi feito durante reunião da Red, na tarde de ontem, em atividades que anteciparam o V Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, que ocorre até sábado, em Santa Rosa.

Desde 2006, quando a entidade foi criada, a coordenação estava sob responsabilidade da Universidad Gastón Dachary, de Posadas, Argentina. A partir de então, cada ano uma instituição de um país assumirá a presidência. A UNIJUÍ, sob a coordenação do Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, preside a Rede até novembro do próximo ano. A secretaria executiva segue com a Gastón Dachary.

As atividades do Seminário, evento promovido pela Red CIDIR, tiveram início durante a tarde de ontem, no Campus II da Fundação Educacional Machado de Assis (Fema). A reunião que anunciou a presidência também apresentou as novas universidades que integram o grupo, como as brasileiras URI e Unicruz. Além destas, instituições de ensino argentinas e uma da Venezuela. Participaram da reunião a Vice-Reitora de Graduação da UNIJUÍ, professora Cátia Nehring, o professor Pedro Büttenbender e o assessor de relações internacionais, Daniel Baggio.

A programação seguiu com outra reunião, aberta para demais instituições e entidades, que debateu o fortalecimento das universidades para o desenvolvimento. Ocorreu ainda assinatura de uma carta de intenções entre a UNIJUÍ e a UCES, de Buenos Aires. A carta prevê atividades conjuntas entre as instituições, garantindo intercâmbio entre docentes e acadêmicos. Um termo de cooperação também foi assinado entre a Comissão de Reitores de Universidades Privadas (Crup), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e União das Universidades Paraguaias, para cooperação entre as três estruturas de perspectiva universitária.

Durante a noite ocorreu a abertura oficial do V Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional, no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa, com o lançamento de um livro – conteúdo de estudos sobre o tema do evento, apresentados no ano passado no IV Simpósio, que ocorreu em Posadas, na Argentina. Este evento teve a presença do Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, e do Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender.

Hoje ocorrem reuniões e encontros de integração produtiva dos setores público e privado, painéis sobre desafios e oportunidades de desenvolvimento regional e apresentações de trabalhos científicos aprovados para a participação no Seminário. A programação encerra no sábado, com apresentações de trabalhos científicos, painel sobre política industrial e missão técnica na John Deere e indústria de móveis.

Professores, acadêmicos e bolsistas de cursos de graduação e pós-graduação da UNIJUÍ apresentam trabalhos no Seminário. A programação completa está disponível no site da Red Cidir. As atividades ocorrem nas unidades da Fema.

A Red Cidir é um sistema aberto de relações entre universidades iberoamericanas que tem como objetivo – através do gerenciamento de espaços de reflexão e construção coletiva – propiciar o intercâmbio de conhecimento, a promoção da educação e do desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais. A busca é por ações que contribuam para incrementar o impacto das instituições nas região onde atuam.