Docente da UNIJUÍ é professora visitante em universidade chilena - Unijuí

Docente da UNIJUÍ é professora visitante em universidade chilena

Helena Copetti Callai, do DHE/UNIJUÍ, recebeu convite para integrar o quadro de Professores Visitantes da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, de Santiago do Chile

A professora Helena Copetti Callai, do Departamento de Humanidades e Educação e do Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ esteve em Santiago do Chile no final do mês de outubro, desenvolvendo atividades ligadas ao convênio entre a UAHC - Universidad Academia de Humanismo Cristiano de Santiago do Chile e a UNIJUÍ. Na oportunidade, a professora Helena recebeu o convite para integrar o quadro de Professores Visitantes da universidade chilena.

No período em que esteve no Chile, Helena Callai participou de atividades diversas, incluindo reuniões com professores e grupos de pesquisa e aulas nos cursos de Geografia e de Pedagogia. A professora também realizou reuniões de avaliação das atividades do referido Convênio, desenvolvidas neste ano. Em 2012 merece referência a produção científica conjunta que resultou em artigos de periódicos e livros; a participação dos alunos do Mestrado em Educação da UNIJUÍ, Sandro Maximo Campos e Edela Lutz, em trabalho de campo realizado na região dos Lagos Chilenos em setembro, com duração de dez dias; o desenvolvimento de Projeto de Pesquisa Interinstitucional na América Latina – REDLADGEO; a participação do professor Dr. Marcelo Garrido na banca de defesa final (em março de 2012) da chilena Paulina Lozano, que realizou Mestrado em Educação nas Ciências na UNIJUÍ e também no Seminário do Doutorado, no mesmo período. Juntamente com a avaliação de 2012, foi feita a programação das atividades para o próximo ano.

No dia 29 de outubro, a professora Helena participou do lançamento de livro na Feira Internacional do Livro de Santiago. O livro “Didática da Geografia - aportes teóricos e metodológicos” foi organizado pelo grupo brasileiro da REDLADGEO, integrado por Helena Copetti Callai, da UNIJUÍ, Lana de Souza Cavalcanti, da UFG de Goiânia e Sonia Maria Castellar, da USP de São Paulo. Além da apresentação feita pelas organizadoras, o livro apresenta artigo conjunto das três autoras com os resultados de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas há vários anos com apoios do CNPq, Fapergs e FAPESP. O artigo tem como titulo “A cidade, o lugar e o ensino de Geografia: a construção de uma linha de trabalho”.

O livro foi apresentado para um grande público pelas três organizadoras e comentado/criticado pelo professor e pesquisador da Universidade Católica de Valparaiso, Dr. Andoni Arenas. Conta com autores pesquisadores da Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Espanha e brasileiros e, dentre estes, está também o artigo do professor do DHE da UNIJUÍ, Leonardo Azambuja.

Conforme publicado pela UAHC, a obra Didática da Geografia é uma publicação que sistematiza uma parte importante das discussões acadêmicas sobre o ensino e o espaço de aprendizagem, ressaltando a importância da educação geográfica ao nível da escola como parte integrante de um olhar integrado na América Latina.

Na mesma sessão foi feito o lançamento da revista ESPACIOS – volume 3 – da UAHC- que tem em seu Comitê Assessor Editorial a Professora Helena Callai e onde constam no referido volume os  artigos da UNIJUÍ, da Mestre em Educação nas Ciências, Maristela Maria de Moraes - Geografia e Literatura e dos doutorandos do mesmo Programa de Pós Graduação Adriana Maria Andreis e Adair Adams – Academia e escola e o ensino de geografia.