Convênio entre AIPD/UNIJUÍ e Governo do RS oferece extensão produtiva e inovação - Unijuí

Parceria foi firmada na tarde de quarta-feira, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre

A UNIJUÍ, através da Associação Instituto de Políticas e Desenvolvimento (AIPD), assinou na tarde desta quarta-feira, em Porto Alegre, um convênio com o Governo do Estado, através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Desenvolvimento (AGDI), ligada a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Promoção do Investimento. A parceria prevê a execução do Projeto Extensão Produtiva e Inovação (Pepi) nas regiões Fronteira Noroeste e Celeiro.

O Pepi tem como principal objetivo aumentar a eficiência e competitividade das empresas, o amento da produção, emprego e renda, como meio para desenvolvimento dos setores econômicos e das cadeias e arranjos produtivos do Estado e suas regiões. Também, aprimora nas empresas a cultura do investimento e a busca por inovação, tecnologias e conhecimentos junto a universidades, centros tecnológicos e de pesquisa, assessoria e capacitação, além de melhorar a capacidade dessas instituições em atender as reais necessidades das empresas.

Através do convênio, a Universidade irá formar uma equipe de sete profissionais, das áreas da engenharia, administração, ciências contábeis, economia e direito, para atuar no assessoramento de empresas. O atendimento será para empresas de pequeno e médio porte que, de preferência, sejam participantes de Arranjos Produtivos Locais (APLs), no caso desta região, metal-mecânico, pós-colheita e cadeias produtivas locais.

O edital de contratação dos profissionais será divulgado na próxima semana, com contratação e treinamento já no mês de dezembro. As atividades, que ocorrerão junto ao Campus da UNIJUÍ em Santa Rosa, devem começar efetivamente no mês de janeiro. No ato de assinatura, que ocorreu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, estiveram presentes o Governador do Estado, Tarso Genro, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijnik, e o Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. Na região Noroeste Colonial o Pepi é executado há um ano.

Fotos: Caco Argemi / Palácio Piratini