UNIJUÍ tem primeiro intercambista na Austrália - Unijuí

UNIJUÍ tem primeiro intercambista na Austrália

Bruno Büttenbender, acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, realiza intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras

O acadêmico do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa Bruno Büttenbender realiza desde o mês de agosto intercâmbio na Austrália. Ele é o primeiro acadêmico do Campus a realizar um intercâmbio através do Programa do Governo Federal, que possui convênio com a UNIJUÍ, e também, o primeiro acadêmico da Universidade a realizar intercâmbio na Austrália.

Bruno conta que sempre teve o sonho de morar em outro país, conhecer uma cultura nova, e o Programa Ciência sem Fronteiras teve importante participação para realizar este sonho: “já havia conversado com pessoas que conhecem a Austrália, e sempre recebi boas referências sobre aqui. Então, logo que vi que a Austrália estava no edital, optei por vir pra cá”. Ele mora e estuda na cidade de Adelaide, capital do estado Austrália do Sul.

Ele explica que a diferença de fazer o intercambio através do ‘Ciência Sem Fronteiras’ pra qualquer outro é a segurança direta do intercâmbio, uma vez que nas cidades disponíveis já há grupos de brasileiros, e diversos grupos que se auto-ajudam em cada cidade: “e o fato de que qualquer um tem a oportunidade de fazer o intercâmbio, basta ser aprovado no processo. O Programa prevê, inclusive, bolsa que cobre todas as despesas do aluno no exterior, desde passagem e mensalidade até gastos com aluguel e comida”, destaca.

Sobre a adaptação, Bruno diz que o inglês é muito diferente do que esperava: “o sotaque é fortíssimo, e mesmo depois de vários anos de curso de inglês e de quase quatro meses aqui, em alguns momentos ainda sinto dificuldade na comunicação”.

Bruno está cursando disciplinas na Universidade de Adelaide. As referencias são feitas com marcas e atividades globais, devido ao fato de que mais da metade dos alunos da universidade de Adelaide são intercambistas, o que ainda ajuda o intercambio cultural: “com isso aprendemos tanto dentro da sala de aula quanto nos corredores da universidade. O ensino é pesadíssimo, e os desafios são sempre grandes”.

Bruno retorna do intercâmbio apenas na metade do próximo ano. Agora está em período de férias, e aproveita para viajar. Por enquanto já visitou a cidade de Melbourne e cruzou a Great Ocean Road - rodovia mais famosa da Austrália. E a acadêmica do curso de Biologia da UNIJUÍ, Natália Silva, está se preparando para embarcar para a Austrália. Será a segunda a representar a Universidade naquele país. Ela irá estudar na Universidade de Melbourne, em Melbourne, no estado de Victória.