Seminário Internacional aborda acesso à justiça, direitos humanos e mediação - Unijuí

Seminário Internacional aborda acesso à justiça, direitos humanos e mediação

Com o tema “Mediação de conflitos para um acesso à justiça humanizado”, será realizado na quinta e sexta-feira, no Salão de Atos do Campus Ijuí, o I Seminário Internacional de Acesso à Justiça, Direitos Humanos e Mediação.

A promoção é do Programa de Mestrado em Direitos Humanos, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS, Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e Curso de Direito da UNIJUÍ.

O seminário tem como objetivos debater o acesso à justiça como mais básico dos direitos humanos e os modos como esse acesso vem ocorrendo no Brasil atual; delimitar a crise pela qual passa a jurisdição brasileira analisando os seus limites e identificando seus principais fatores: se estruturais ou identitários; bem como discutir a mediação como meio eficaz de acesso a uma justiça mais humana.

A programação será aberta na quinta-feira, 22, às 19h30, com a palestra “Direitos Humanos e Democracia”, tema que será abordado pelo Prof. Dr. Sidney César Silva Guerra, Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e professor do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Católica de Petrópolis. Na sexta-feira, o destaque é a participação dos professores doutores Nuria Belloso Martín e Giuseppe Ricotta, que atuam em instituições de ensino superior da Itália.