Biblioteca Universitária qualifica acesso a programa brasileiro de comutação bibliográfica - Unijuí

BUMOM passa a atender como biblioteca base do Comut, programa que permite o acesso a documentos disponíveis nas principais bibliotecas do país e do mundo

A Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (BUMOM), da UNIJUÍ, passou a integrar a rede de Bibliotecas Base com acesso ao Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas e em serviços de informação internacionais. A BUMOM já integrava este programa na condição de Biblioteca Solicitante. Conforme explica a gerente da Biblioteca Universitária, Eleda Passinato Sausen, a adesão ao programa como Biblioteca Base representa uma qualificação no atendimento aos usuários. “Como Biblioteca Solicitante só podíamos solicitar documentos a outras instituições e agora, como Biblioteca Base, poderemos atender à demanda de outras instituições”.

O Comut se constitui num esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), bem como da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Superior (SESu), órgãos do Ministério da Educação.

O programa tem como objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País. Entre os documentos acessíveis encontram-se cerca de 40.000 títulos de revistas técnico-científicas; cerca de 140.000 teses e dissertações nacionais em papel; anais de congressos nacionais e internacionais em papel; relatórios técnicos; e partes de documentos, quando autorizado pela Lei de Direitos Autorais.

Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado. A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus; 1 (um) bônus corresponde a R$2,20 (o que equivale a um documento de 1 a 5 páginas). A rede Comut possui atualmente 394 bibliotecas base, ou seja, as bibliotecas que atendem às solicitações dos usuários e 2.304 bibliotecas solicitantes.

Para participar do Comut os usuários devem se dirigir à Biblioteca, com a referência do documento, ou fazer o cadastro, preenchendo a Solicitação de Serviço de Comutação Bibliográfica, utilizando-a como intermediária. “Nesse caso, todos os procedimentos de solicitação serão feitos pela própria biblioteca”, acrescenta a gerente.