Professora da UNIJUÍ recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese - Unijuí

Professora da UNIJUÍ recebe menção honrosa no Prêmio Capes de Tese

A professora Eva Teresinha de Oliveira Boff, do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, recebeu Menção Honrosa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Prêmio Capes de Tese - Edição 2012.

A professora concorreu ao prêmio com o trabalho “Processo Interativo: uma possibilidade de Produção de um Currículo Integrado e Constituição de um Docente Pesquisador - Autor e Ator - de seu Fazer Cotidiano Escolar”, resultado da sua tese de doutorado defendida pelo Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação, área de Ciências, Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), sob a orientação do professor Dr. José Cláudio Del Pino.

Para a elaboração de sua tese, foram desenvolvidas situações de estudo com as turmas de primeiro e de segundo anos do Ensino Médio da Escola São Geraldo, de Ijuí, sobre os temas Conhecendo o Câncer – um caminho para a vida; Ambiente e vida – o ser humano nesse contexto; e Drogas - efeitos e consequências no ser humano. “A pesquisa mostrou que o processo interativo de formação docente, fundamentado pelos pressupostos do educar pela pesquisa, contribui para superar o distanciamento entre universidade e escolas básicas pela elaboração coletiva de situações de estudo, num compartilhamento de ideias e ações no espaço escolar”, destaca a professora.

A pesquisa envolveu, ainda, os professores de Ensino Médio da Escola São Geraldo e os docentes das áreas de física, química e biologia, vinculados ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação em Ciências (Gipec/UNIJUÍ), além de licenciandos vinculados ao mesmo grupo. “Gostaria de agradecer a todos que colaboraram na pesquisa, em especial aos professores da Escola São Geraldo, pois sem eles não haveria este trabalho e o reconhecimento. Foi um trabalho de muitas vozes”.

O Prêmio Capes de Tese foi instituído em 2005, com o objetivo de premiar as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação. São considerados na seleção os quesitos originalidade, inovação e qualidade. A pré-seleção é feita nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior. Nesta edição, foram selecionadas as 44 melhores teses de doutorado, defendidas em 2011, dentre as 47 áreas do conhecimento reconhecidas pela Capes.