UNIJUÍ realiza prova do Vestibular Verão 2013 - Unijuí

UNIJUÍ realiza prova do Vestibular Verão 2013

Candidatos puderam escolher entre cinco temas para realizar a Prova de Redação

A UNIJUÍ realizou na manhã deste domingo, 02, a Prova de Redação do Vestibular Verão 2013, em seus quatro campi, núcleo universitário e unidades de apoio da EaD. Para os vestibulandos foram apresentados cinco temas, a fim de que escolhessem um para produzir o seu texto.

O primeiro trata da “profissão sonhada na infância”, desenvolvido a partir de pesquisa realizada com usuários do Linkedln, publicada no g1.com.br/sp, cujo resultado aponta que 30% dos profissionais seguiram a carreira que sonhavam na infância. O vestibulando deveria produzir seu texto, relacionando o seu sonho profissional de infância com o Curso para o qual prestou vestibular na UNIJUÍ.

No tema 2, o vestibulando foi solicitado a manifestar a sua opinião concordando ou discordando com a emissão da Carteira de Nome Social para travestis e transexuais, lançada pelo governador Tarso Genro, em maio deste ano, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública e dentro da campanha Rio Grande sem Homofobia, da Secretaria de Justiça, com o objetivo de respeitar as diferenças e garantir a cidadania dessa parcela da população.

O terceiro tema considerou a palestra proferida no Entel, evento promovido pela UNIJUÍ/DHE/Curso de Letras, no mês passado, no qual o professor Dr. João Wanderley Geraldi, da Unicamp, falou sobre A nova identidade da escola face às novas tecnologias de informação e comunicação. Segundo ele, a internet hoje permite que, com um simples clique, se tenha acesso a uma infinidade de informações que nem mesmo um grupo de professores juntos daria conta. Diante desse contexto, ressaltou que “a escola é a única instituição social no mundo contemporâneo que pode fazer o indivíduo pensar, refletir e produzir conhecimento”. O vestibulando deveria manifestar o seu ponto de vista sobre o papel da escola atual.

No quarto tema foi apresentado ao vestibulando o projeto aprovado pelo Senado que define “crimes cibernéticos”, cuja lei está em discussão, conhecida como “Lei Carolina Dieckmann”, que teve sua vida privada invadida quando fotos de seu arquivo pessoal foram roubadas/captadas por hackers e divulgadas na internet. O texto do vestibulando deveria responder à pergunta: Você concorda com essa nova Lei?, manifestando a sua opinião de forma consistente e coerente.

A partir de notícia, intitulada ‘Super-herói’ do RS ajuda idosos, recolhe lixo e tem cinto de utilidades, veiculada no G1/RS, de 20/11/2012, que conta a história de um cidadão do bairro do Bom Fim, na capital gaúcha, que se veste de super-herói e ajuda as pessoas a realizar tarefas simples como levar coisas pesadas, ajudar a atravessar a rua, etc. foi solicitado ao vestibulando que, a partir do exemplo do “Capitão Bonfa”, como o rapaz é conhecido devido ao nome do bairro, fizesse um paralelo sobre sua atuação como cidadão, refletindo como colabora em casa, na escola, na comunidade, bairro ou cidade para melhorar as condições de vida das pessoas. Ou se entende que tudo isto é tarefa para super-herói? A abordagem deveria incluir exemplos de como é possível exercer a cidadania sem precisar de ajuda sobre-humana.

Lista será divulgada na quarta-feira

A Universidade recebeu mais de 3,1 mil inscritos, que estarão concorrendo as 2.285 vagas, em cursos nas modalidades presencial e a distância. O número de inscritos superou as expectativas, caracterizando este como um dos maiores vestibulares de verão. A lista dos aprovados será divulgada na quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 15h, no Portal da UNIJUÍ e na imprensa regional.

Em todos os campi foi organizada uma estrutura de apoio para atendimento aos pais e acompanhantes dos vestibulandos. Nos campi Ijuí e Santa Rosa, na Sala Ambiente, foram colocados à disposição jornais para leitura, computadores e coffee break, além da presença de uma equipe disponível para prestar informações sobre programas de bolsas e outros benefícios oferecidos aos acadêmicos. No Campus Ijuí, também foi realizado um passeio pelo Campus, para apresentar aos familiares a estrutura da Universidade.