Criatec atende em sua nova sede a partir desta segunda-feira - Unijuí

Criatec atende em sua nova sede a partir desta segunda-feira

Atendimento às empresas e ao público já está sendo realizado no novo prédio, localizado na Rua do Bosque, bairro Universitário, ao lado do campus da UNIJUÍ.

Desde a segunda-feira, dia 10, a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) está funcionando em sua nova sede, localizada na Rua do Bosque, bairro Universitário, ao lado do campus da UNIJUÍ. O prédio, de mais de 537,50 metros quadrados, é a primeira obra do projeto do Parque Tecnológico, que será construído nos próximos anos.

O espaço mais amplo, composto por salas para incubação de empresas, salas administrativas, copa e recepção, visa a qualificar ainda mais o atendimento oferecido pela Incubadora. “O local vai facilitar o contato entre os empresários já incubados e a adequação das estruturas, pois são espaços maiores e mais próximos da universidade, favorecendo a interação com as áreas de pesquisa e o desenvolvimento de novos projetos”, afirma Sandra Albarello, gerente da Agência de Inovação e Tecnologia (AGIT/UNIJUÍ).

A obra conta com um investimento de R$ 500 mil do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – verba conquistada por meio de uma emenda individual do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB) -, com contrapartida de R$ 56 mil do município de Ijuí. O projeto da construção foi elaborado pela Unijuí, em parceria com a prefeitura.

Parque Tecnológico

“Todo Parque Tecnológico precisa ter, obrigatoriamente, uma Incubadora, que é a fonte das novas empresas de base tecnológica”, explica Sandra Albarello. A Criatec, portanto, já estaria localizada em um espaço que está sendo projetado para o Parque: a região situada em torno do Campus da Unijuí. De acordo com a gerente da AGIT, ao ser constituído o espaço da Incubadora, está se dando início às atividades desse local, que consistem na concentração geográfica de empresas e instituições, voltadas principalmente para as áreas de inovação tecnológica.

Inauguração transferida

Em função da chuva que caiu na manhã desta quarta-feira, 12, em Ijuí, a inauguração da nova sede da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec) foi transferida. A nova data será divulgada nos próximos dias.