UNIJUÍ aposta nas parcerias para consolidar o empreendedorismo e a inovação na região - Unijuí

Reitor Martinho Kelm fala dos desafios da UNIJUÍ para 2013, que são a qualificação da excelência acadêmica, o ingresso em novas áreas do conhecimento e o fortalecimento de parcerias visando o desenvolvimento regional

O propósito da UNIJUÍ, de participar do processo de desenvolvimento da região pela educação superior, deverá estar muito presente nas ações projetadas para o próximo ano. Segundo o Reitor Martinho Kelm, duas linhas de atuação marcaram a atuação da UNIJUÍ no contexto regional em 2012 e se fortalecerão no próximo ano. A primeira linha de ação é o fortalecimento dos cursos de graduação e a análise do ingresso da Universidade em novas áreas de atuação, com projetos já avançados nas áreas de Engenharia Química, Odontologia e Medicina. O segundo aspecto é o papel da Universidade de ser agente mobilizador de parcerias para consolidar o empreendedorismo e a inovação como fatores de um projeto de desenvolvimento endógeno da região.

Conforme avalia o Reitor, o ano de 2012 teve vários elementos que, em termos de movimento da própria sociedade e da economia, acabaram influenciando a Universidade. Por um lado, considerando todo o processo de crescimento econômico do país, embora com índices não tão expressivos, a Instituição percebeu uma grande demanda por profissionais das áreas aplicadas e, por consequência, por cursos voltados a estas formações. “Um fato negativo é que persiste como uma grande problemática, está a demanda em relação às áreas humanas, principalmente as vinculadas à formação de professores, ou seja, precisamos, ainda, a partir de uma ação de Estado, ter realmente uma política de valorização dos professores. Isso acaba se refletindo na Universidade e que resulta em um quadro persistente de redução dos alunos nessa área”.

No âmbito interno, Kelm destaca que foi consolidado um conjunto de ajustes que já vinham sendo implementados nos últimos anos, com uma reestruturação intensa em relação ao financiamento da Universidade, projeto que se concluiu neste mês de dezembro. “Este quadro nos possibilita uma energia maior para trabalharmos, no futuro, dentro de condições, ainda cautelosas mas diferenciadas”.

Este conjunto de ajustes permite que se aprofunde cada vez mais as discussões e ajustes, porventura necessários, para consolidarmos nossos cursos de graduação como referência na formação profissional, em todas as áreas de conhecimento que a Unijuí tem atuado. Este processo permanente que tem sido tratado sob o escopo mais amplo da excelência acadêmica, implica em constituir uma ação integrada e articulada entre ensino, pesquisa e extensão, mas tendo como grande elemento adjetivador a formação profissional de nosso egresso e o impacto social de nossas ações. Outro elemento que marcou o ano de 2012 é a decisão da Universidade em avaliar o seu ingresso em novas áreas do conhecimento. Kelm aponta para três grandes projetos, em fases avançadas de discussão e de análise. Um projeto é do curso de Engenharia Química, que visa consolidar a área das engenharias e trabalhar com um setor que também está em grande crescimento, em função de iniciativas como o pré-sal, bioenergia, dentre outras. Outra grande área é da saúde, envolvendo dois cursos que são os de Odontologia e de Medicina. “Tínhamos expectativa de concluir o projeto do curso de Medicina ainda em dezembro, mas tivemos que aprofundar algumas análises, ampliamos a equipe de trabalho com a participação de vários médicos do Hospital de Caridade de Ijuí e a expectativa é de concluir este trabalho até o final de fevereiro. São elementos que indicam um aspecto bastante positivo para os próximos anos na Universidade”, avalia o Reitor.

Outro grande projeto que deve exigir a soma de esforços de toda a comunidade, tendo a Universidade como parceria, aposta na criação de elementos endógenos, conforme ressalta Kelm, visando o desenvolvimento da região. “É necessário aprofundar as parcerias entre as áreas empresarial, pública e educacional, de modo a criar condições para gerar um grande ecossistema de inovação e empreendedorismo”, ressalta, destacando a Incubadora de Empresas e Inovação Tecnológica, a Criatec, como exemplo concreto de uma parceria entre a Universidade, Prefeitura Municipal e Ministério da Ciência e da Tecnologia, e que se constitui num grande projeto, com potencial regional, para agregar empresas da região com um objetivo comum, de crescimento. “Muito tem se trabalhado em termos de gestão, na busca de grandes organizações que possam tonificar a malha produtiva regional, mas não podemos esquecer que o principal fator de desenvolvimento são os empreendimentos construídos a partir do nosso próprio povo, a partir das nossas competências. A UNIJUÍ realmente acredita nisso e estamos colocando como um grande projeto de atuação e de parceria a constituição e participação neste projeto, de constituição desse ecossistema, cumprindo outro papel que também é da Universidade, de se constituir em agente de desenvolvimento, constituindo massa crítica para materializar esse grande projeto”.