![]() |
Unicruz sediou encontro da Rede, que tem na Presidência o Pró-Reitor da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa, Pedro Büttenbender
A Universidade de Cruz Alta sediou na tarde de terça-feira, 07 de maio, o encontro da Rede Interuniversitária de Conhecimento orientada ao Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Cidir). Representantes de nove instituições de ensino superior do Brasil, Argentina e Paraguai prestigiaram a agenda, que marcou a primeira atividade do XV Seminário Internacional de Educação no Mercosul e seus eventos paralelos. A UNIJUÍ esteve representada pelo Reitor Martinho Kelm, pela Vice-Reitora de Graduação, Cátia Nehring, e pelo Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, Pedro Luís Büttenbender, que é o Presidente da Rede Cidir.
![]() |
A Reitora da Unicruz, Elizabeth Fontoura Dorneles, abriu a reunião dando as boas-vindas aos visitantes e à comunidade acadêmica. Também se pronunciaram os Reitores do Instituto Privado Carlos Linneo, de Misiones, Argentina, Sérgio Czajkowski; do Instituto Universitário Gastón Dachary, Luiz Henrique Lichowski; e o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, que salientou como um dos desafios da Rede o fomento da permanência dos profissionais formados pelas universidades regionais do Brasil e dos demais países envolvidos em seus locais de formação.
O presidente da Rede Cidir, Pedro Luís Büttenbender, Pró-Reitor da UNIJUÍ/Campus Santa Rosa, lembrou que o principal objetivo da Rede Interuniversitária é, primeiramente, o conhecimento entre as instituições participantes para que possam ser estabelecidas identidades. Segundo Büttenbender, a Rede, que foi criada em 2005, tem oportunizado diferentes espaços de discussões entre as associadas com o governo. “A Rede Cidir é um espaço para germinação de possibilidades de cooperação”, afirmou o Presidente. Ele também reiterou a importância do Seminário Iberoamericano de Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional para a socialização de pesquisas dos países integrantes da Rede.
![]() |
Após os pronunciamentos, os representantes das nove IES presentes discutiram sobre as ações que podem ser desenvolvidas em conjunto. Um dos principais pontos comuns entre as lideranças foi o entendimento das universidades como polos de desenvolvimento e, sendo assim, imprescindíveis para a Região Noroeste do Estado e a Região de Fronteira com a Argentina e Paraguai. Outro ponto discutido foi em relação ao site da Rede, que pode ser acessado pelo endereço http://www.redcidir.org/ e que contém as informações de todas as instituições associadas. Estiveram presentes no encontro a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), o Instituto Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo (IFFS), faculdades Integradas Machado de Assis (Fema), UNIJUÍ, Universidade Autônoma de Encarnacion – Paraguai, Instituto Privado de Estudos Superiores (Ipet) – Paraguai, Instituto Universitário Gastón Dachary, Instituto Privado Carlos Linneo e Unicruz.
Informações e fotos: Núcleo Integrado de Comunicação/Unicruz
![]() |
Relações com a Argentina - O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, recebeu na tarde de terça-feira a visita do Reitor da Universidade Gastón Dachary (Argentina), professor Luís Lichowski, acompanhado do Pró-Reitor de Santa Rosa, Pedro Büttenbender. Dentre os assuntos tratados, o Reitor Martinho propôs que as universidades, integrantes da Rede Cidir, estabeleçam uma parceria futura visando ações na área da saúde.



