Empresa graduada pela Criatec é finalista de Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web - Unijuí

A empresa ijuiense 13 Bits: Soluções para Tecnologia da Informação, é finalista do segundo concurso nacional Todos@Web - Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web.

O concurso tem como objetivo promover nacionalmente a acessibilidade na web para pessoas com deficiência. A empresa, que foi graduada pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ (Criatec) em agosto de 2010, desenvolveu a plataforma intitulada Brasilleiro, que possibilita a criação de portais interativos destinados a órgãos públicos.

De acordo com Cledison Eduardo Fritzen, um dos sócios da empresa, o Brasilleiro possui diversos recursos personalizados, permitindo a criação de ferramentas digitais como o cadastro de notícias, galerias de imagens, vídeos e áudios, publicações de licitações, contas públicas e legislação, divulgação de concursos e editais, agenda de eventos e atividades do município; possui o SIC – Sistema de Informação ao cidadão, espaço para galeria de ex-prefeitos, previsão do tempo, contato e espaço para postagens de reclamações. Além disso, o painel de controle é simplificado e segue todas as obrigações e diretrizes da legislação para portais de prefeituras e câmaras de vereadores.

A plataforma está concorrendo na categoria Serviços/E-commerce. Nesta categoria também concorrem outros dois projetos: Reclamações Procon e Projeto Pró Reabilitação. O Prêmio Nacional de Acessibilidade é promovido pela unidade brasileira da W3C (World Wide Web Consortium), em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, Ministério de Planejamento, Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

A escolha do vencedor na categoria dos projetos web será realizada em duas etapas. A primeira parte é a escolha dos primeiros colocados de cada sub-categoria. Na fase seguinte, todos os vencedores das sub-categorias disputarão a primeira colocação na categoria. A premiação para o primeiro colocado é de R$ 5.000,00, o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00. Todos os trabalhos serão exibidos e publicados no W3C (World Wide Web Consortium).

A empresa atua há seis anos no mercado de desenvolvimento de sistemas para a internet. Depois de dois anos recebendo assistência da Incubadora, a 13 Bits atua no mercado de desenvolvimento web e serviços de rede.

Em relação à incubação, Cledison aponta o diferencial que o processo proporcionou para o sucesso da 13 Bits: “As mais importantes e as principais diferenças na incubação são o apoio por meio de subsídios de custos em infraestrutura, a assessoria da Unijuí em áreas estratégias da empresa como marketing, administração e contabilidade e o apoio da Criatec em participação em eventos, projetos e relacionamento com o mercado”.