Edital confirma Ijuí entre os municípios aptos a receber o curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Edital confirma Ijuí entre os municípios aptos a receber o curso de Medicina

 

Coletiva de imprensa foi realizada na Prefeitura de Ijuí, na tarde de terça-feira, 3, para explicar o edital e as próximas etapas do processo.

 Com a divulgação do Ministério da Educação, nesta terça-feira, 3, da relação dos municípios pré-selecionados para a implantação de novos cursos de graduação em medicina, por instituições particulares de ensino superior, e Ijuí constar nesta lista, foi organizada uma coletiva de imprensa na Prefeitura Municipal para esclarecer as dúvidas referentes aos próximos passos do projeto, o que deverá culminar com a efetivação do curso de medicina na UNIJUÍ.

O Reitor Martinho Kelm afirmou que “Ijuí conquistou um curso de medicina para a região oeste do Estado. Esta notícia tem um grande significado, pois é o êxito de um grande esforço desta comunidade, fruto do trabalho de todos, tanto na dimensão técnica, quanto na dimensão política e na dimensão de mobilização. É momento de parabenizar toda a comunidade interna e toda a comunidade regional. Este curso vem consolidar o caráter público da UNIJUÍ", destacou o reitor da UNIJUÍ.

Fioravante Ballin, prefeito municipal, afirmou que será necessário realizar reestruturações na área de saúde básica, bem como a ampliação de leitos do SUS e das estratégias de saúde da família, mas que o município irá garantir todas as adequações necessárias que ainda possam surgir a partir das averiguações in loco do MEC.

Kelm ressaltou ainda que a estimativa é de que sejam investidos cerca de R$ 8 milhões nos próximos seis anos, em adequações e novos laboratórios. Disse também que 20% das vagas devem ser gratuitas via ProUni e que haverá possibilidade de financiamento via FIES. “É um conjunto significativo de vagas com gratuidade ou com pagamento estendido em até 18 anos, o que muda todo o contexto de acesso ao curso”.

A luta pelo curso de medicina na UNIJUÍ iniciou na metade do ano passado, com uma audiência entre o Reitor e o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante. Em outubro de 2012 foi formado o Comitê Pró-Curso de Medicina em Ijuí, reunindo além da Universidade, Prefeitura, Hospital de Caridade, Câmara de Vereadores, ACI, dentre outras entidades representativas. Muitos movimentos políticos foram efetivados neste período, bem como o trabalho técnico desenvolvido para a realização do projeto.

A  partir de agora a segunda etapa envolve a demonstração da estrutura do município e alguns critérios adicionais, como a priorização de municípios que não tenham outra faculdade num raio de 100 km. Depois do dia 18 de dezembro, prazo final para apresentação de recursos dos municípios não contemplados no edital, serão mais 90 dias para apresentação do projeto, e de 12 a 18 meses para o primeiro vestibular.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.