Mestrados da UNIJUÍ são bem avaliados pela Capes/MEC - Unijuí

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Mestrados da UNIJUÍ são bem avaliados pela Capes/MEC

 

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou nesta terça, 10 de dezembro, o resultado da avaliação referente ao triênio 2010-2012, dentro do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação.

Os quatro Programas de Pós-Graduação da UNIJUÍ foram avaliados positivamente pela Capes: receberam conceito 4 os programas de Modelagem Matemática, Educação nas Ciências e Desenvolvimento; sendo que o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, avaliado pela primeira vez, recebeu conceito 3.

O Sistema de Avaliação da Pós-graduação foi implantado pela Capes em 1976 e desde então vem cumprindo papel de fundamental importância para o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. As notas variam entre 1 e 7 e são elaboradas com base em critérios como formação do corpo docente, infraestrutura e número de artigos publicados em periódicos, por exemplo. Notas 1 e 2 representam o descredenciamento dos programas; nota 3 equivale a Bom; nota 4 a Muito Bom; 5 é a nota máxima para programas com apenas curso de mestrado; e notas 6 e 7 são conferidas aos programas com curso de doutorado com qualidade internacional.

O Programa de Mestrado em Modelagem Matemática da UNIJUÍ foi implantado em 1994 e repetiu o conceito 4 que havia sido obtido nas quatro avaliações trienais pelas quais passou. O Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências teve seu mestrado implantado em 1995 e o doutorado em 2010, repetindo também o conceito 4 obtido no triênio anterior. O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento foi implantado em 2002 e recebeu conceito 3 na avaliação anterior, alcançando nesta última o conceito 4. Já o Programa mais recente, de Direitos Humanos, implantado em 2012, passou pela primeira avaliação trienal, recebendo nota 3.

Veja abaixo a repercussão da avaliação junto às coordenações dos programas.

Modelagem Matemática

“O grupo está muito feliz e com o sentimento de dever cumprido em manter o conceito 4. Digo dever cumprido pois o conceito 4, para um programa que tem apenas o curso de Mestrado, como é o caso do nosso, é o conceito máximo que a Capes pode conceder. Conceitos acima de 4, ou seja, 5, 6 e 7 são concedidos apenas a programas que possuem os cursos de Mestrado e Doutorado. Apesar de ser a quarta trienal que nosso programa obtém este conceito - isto significa mais de uma década de conceito 4, esta avaliação tem um significado especial pois tivemos inúmeros problemas, em especial na reconstituição do quadro docente do programa, que sofreu com a abertura de inúmeros concursos públicos para IES Federais em nossa região. Este fato ocasionou a saída de diversos docentes, muitos inclusive fundadores do nosso programa,  fragilizando o Programa no quesito  corpo docente (uma das dimensões da avaliação adotada pela CAPES). Neste contexto, o desafio era duplo pois tínhamos que reconstituir o quadro docente ao mesmo tempo que lutávamos para manter o alto nível de produtividade e excelência que o programa sempre possuiu.  Neste momento ressalto a grandeza e esforço do nosso corpo docente que, em conjunto com a chefia do departamento e da Reitoria, não mediram esforços para disponibilizar os recursos necessários para que conseguíssemos superar estas dificuldades. Por estes motivos o nosso conceito 4 tem um sabor especial, sabor de dever cumprido. O desafio do nosso programa a partir da data de ontem (divulgação da avaliação) passou a ser a abertura de um curso de doutorado para nosso programa. Para que isto seja possível é necessário submeter um projeto de doutorado no formato de APCN (Aplicativo para Proposta de Cursos Novos) exigido pela CAPES. Este projeto já está sendo construído e será submetido no próximo ano, possivelmente em abril quando a CAPES divulga edital especifico para esta demanda”.

Prof. Dr. Paulo Sérgio Sausen, coordenador do Mestrado em Modelagem Matemática

 

Educação nas Ciências

“O Programa recebe com satisfação a avaliação da Capes, que demonstra a seriedade do trabalho dos docentes envolvidos na formação de mestres desde a sua criação. Em todos os quesitos avaliados recebemos os conceitos Bom e Muito Bom, o que atesta que estamos com o Mestrado consolidado e no processo de consolidação do Doutorado. Este foi iniciado em 2010 (o primeiro ano deste triênio) e temos até este momento três doutores titulados pela UNIJUÍ. Diante da situação de que este Programa possui dois cursos - o mestrado e o doutorado, passa a ser exigido dos docentes uma tarefa mais ampla e consistente na produção intelectual, considerando os critérios de avaliação que a Capes adota. A exigência maior que se coloca para nós a respeito da produção intelectual está sendo considerada pela coordenação como um desafio que se reporta a intensificar as relações e a inserção internacional através de participação em grupos de pesquisa internacionais, com produção intelectual também internacional, com a exigência da realização, por parte dos docentes, de cursos de pós-doutorado.  Para manter este conceito na avaliação e com o intuito de ampliá-lo  no triênio 2013- 2015, além dessas duas tarefas já iniciadas, temos na nossa programação a constituição de uma comissão para fazer o projeto de Mestrado Profissional em Educação, a ser encaminhado à Capes em 2014, bem como a abertura de acolhimento para realização de pós-doutorado, aqui na UNIJUÍ, com a orientação de docentes que atuam no nosso doutorado. Essas proposições são o nosso planejamento para este triênio, com o objetivo de constituir uma produção intelectual que é exigida pela Capes para quem tem doutorado e mestrado e, assim, consolidar o  doutorado em Educação, que tem neste ano o ingresso da quinta turma de doutorandos e até março de 2014 a titulação dos sete doutorandos que ingressaram na primeira turma.

Profª Draª Helena Copetti Callai, coordenadora do Programa de Educação nas Ciências – Mestrado e Doutorado

 

Direitos Humanos

“A Coordenação do Programa considera a avaliação feita correta e dentro do parâmetro esperado. É que o período de funcionamento do Curso de Mestrado em Direitos Humanos avaliado foi apenas de dez meses e a repetição do conceito (conceito 3), nestes casos, é a regra geral da CAPES. O importante é que, entre a aprovação do projeto e os dez meses avaliados, foi destacado pela Capes que “há sinais alentadores de evidente progresso”. Isto é muito positivo para o Curso”.

Prof Dr. Gilmar Antonio Bedin, coordenador do Mestrado em Direitos Humanos

 

Desenvolvimento

“Esse resultado obtido pelo Mestrado em Desenvolvimento (nota 4) na avaliação trienal da Capes, além de muito aguardado, também é muito bom. Coloca o Programa num patamar diferenciado, consolida um trabalho de 12 anos e abre perspectivas para o oferecimento do doutorado na área num futuro próximo. Vamos trabalhar arduamente para que isso aconteça. Tudo isso, evidentemente, significa uma maior responsabilidade e novos desafios; porém, também representa um maior reconhecimento do trabalho pelos órgãos avaliadores, dando maior credibilidade ao Programa. Em termos de qualidade da oferta, a nota 4 significa que hoje estamos condições similares a dezenas de programas mantidos por muitas universidades federais e instituições renomadas situadas em grandes centros. É necessário considerar que hoje há mais de três mil cursos de mestrado em funcionamento no Brasil e que a nota 5 é nota máxima, reservada para os cursos "top"; estamos quase lá. Também é necessário salientar que este resultado deve ser creditado à dedicação do grupo docente e à abnegação e esforço de mais de uma centena de mestrandos que passaram por aqui nos últimos cinco anos”.

Prof. Dr. Dieter Rugard Siedenberg, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento


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