Rádio UNIJUÍ FM tem novidades em 2014 - Unijuí

Rádio UNIJUÍ FM tem novidades em 2014

O ano de 2014 inicia diferente para a UNIJUÍ FM. Uma das novidades é a transmissão dos Jogos do São Luiz de Ijuí e a cobertura do Campeonato Gaúcho de futebol, reforçando o caráter comunitário e testando um novo formato para a FM.

Buscar uma maior identificação com a comunidade em que está inserida e cativar novos ouvintes são objetivos do Projeto Gauchão 2014. Será um teste para os novos caminhos do rádio em meio a tantas novidades digitais e interativas.

Berger explica que a ideia é ter um olhar diferenciado para as coberturas esportivas a partir do que a equipe entende como relevante e importante. “Não se trata de reinventar o rádio, mas o meio passa por muitas transformações e saber a hora de dar uma virada é uma das questões presentes. O projeto Gauchão tem essa pretensão, de incluir outros conteúdos, para além das pautas obrigatórias do dia a dia, propondo temas a respeito de questões como a violência, o racismo, a gestão no futebol, discutindo o próprio jornalismo esportivo em um ano de Copa do Mundo, por exemplo”.

Uma equipe diferenciada foi montada para a transmissão dos jogos.  A montagem da equipe se deu a partir do grupo que já fazia parte – Douglas Dornelles e Luiz Berger – funcionários e com formação em jornalismo pela UNIJUÍ. Também na reportagem se soma ao grupo outro egresso da Comunicação da UNIJUÍ, André Pinheiro Machado, retornando neste fim de semana, após oito anos e meio em Londres. “Entre outros projetos, volto ao rádio esportivo com entusiasmo e por integrar novamente a equipe da Unijuí FM”, diz.

Douglas Dornelles, estreante no jornalismo esportivo em rádio, já atuou como setorista para jornal. Douglas vê o rádio esportivo como um caminho interessante, por exigir improviso e agilidade.

No plantão, mais uma prata da casa. Formado em Publicidade e Propaganda, Rafael de Andrade agora cursa Jornalismo na UNIJUÍ e aceitou o desafio de trabalhar na retaguarda, atuando numa função de plantão esportivo.

Para comentar os jogos do São Luiz, além de convidados que aparecerão ao longo do campeonato, a Unijuí FM conta com duas referências no setor esportivo. Além de terem jogado futebol profissional, são estudiosos e capacitados para analisar técnica e taticamente uma partida, diz Luiz Henrique, ao se referir aos professores de Educação Física Osmar Laureano e Paulo Roberto Wissmann. Osmar é professor da Unijuí, onde ministra a disciplina de futebol. Paulo leciona em escolas das redes pública e privada.

Figura central na jornada esportiva, o narrador mereceu atenção especial na escolha. A UNIJUÍ FM procurou mesclar a juventude com a experiência, ao apostar em Carlos Ademir Braga, que atua no rádio de Santo Ângelo. Aos 28 anos, trabalha no meio desde os 15. Responsável pela narração dos quatro primeiros amistosos, Braga recebeu manifestações elogiosas de ouvintes que sintonizaram a 106,9. Já Gilmar Sari, funcionário da Emater, se soma à equipe com a experiência adquirida no rádio esportivo de diferentes regiões do estado, mas com “a empolgação de um guri”, como gosta de frisar.

A parte técnica tem dois experientes profissionais – João Carlos Cazali e Luciano Ceratti Cezar - funcionários da UNIJUÍ FM, que também assumiram o desafio de transmitir o Gauchão. Atentos à atualização tecnológica, apostam em qualidade de áudio pelas ondas da 106.9 e pela internet.

Neste sábado, dia de abertura do Campeonato Gaúcho, a equipe inicia a transmissão às 15h, direto de Novo Hamburgo, onde às 17h jogam São Luiz e Internacional.

Outros ritmos

Dentro do Projeto Gauchão veio a ideia de popularizar o hino do São Luiz. Para isso, a UNIJUÍ FM está regravando o hino em diferentes ritmos. Já foi gravada no estilo regionalista e a próxima incursão será o hino em ritmo de rock’n roll. O clube autorizou as gravações que devem ser divulgadas em breve.

Reposicionamento

A intenção do reposicionamento da UNIJUÍ FM junto ao mercado surge com a necessidade de adequação da marca, que traz em seu bojo não somente a mudança de sua identidade visual mas uma reposição mercadológica, que leva em consideração as novas plataformas e uma nova identificação com seus novos serviços e públicos.

“A ideia é transmitir uma imagem que se identifique melhor com o público ouvinte, tentando ao mesmo tempo mudar o foco da antiga marca, que evidenciava mais o 106.9, com maior destaque para a Unijuí FM”, afirma o diretor da Rádio, Luiz Henrique Berger.