Licenciaturas da UNIJUÍ são contempladas com Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - Unijuí

Professora Marli Frison é coordenadora institucional do Pibid UNIJUÍ

A UNIJUÍ oferece 91 bolsas pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para o período de 2014.

São 74 bolsas destinadas a estudantes dos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Matemática, Letras – Inglês, Letras – Português, Educação Física, História e Pedagogia, Bolsa de Supervisão; 10 bolsas destinadas a professores da Educação Básica das escolas estaduais e municipais, parceiras do Programa, e outras sete bolsas serão destinadas a Coordenadores.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, denominado Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da educação básica pública brasileira.

O Pibid UNIJUÍ propõe ações centradas no desenvolvimento profissional do professor em formação inicial e continuada, diretamente nas escolas, articulando a produção de currículo escolar autoral e autônomo, com ênfase em experiências interdisciplinares, no Ensino Fundamental, séries iniciais e sexto ano e no primeiro ano do ensino médio.

A coordenadora institucional do Programa, Marli Dallagnol Frison explica que a finalidade do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Isso, conforme observa, favorece a articulação da universidade com a escola e a comunidade, marca que caracteriza a história da UNIJUÍ. O Pibid vem fortalecer parcerias entre professores em formação inicial e professores em exercício, da universidade e da escola. Nessa interlocução, o grande desafio é o desenvolvimento de ações que venham a qualificar a formação acadêmica dos licenciados e atuação dos professores que já se encontram em exercício. Esse Programa será desenvolvido em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Educação do município de Ijuí.

Nesta primeira edição do Pibid UNIJUÍ serão contempladas cinco escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi; Escola Municipal de Ensino Fundamental Quinze de Novembro; Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário; Escola Técnica Estadual 25 de Julho e Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler.

Outras informações no www.unijui.edu.br/pibid.