Sábado é dia de feira para os rondonistas da UNIJUÍ - Unijuí

Sábado é dia de feira para os rondonistas da UNIJUÍ

O retrato mais fiel de uma comunidade são as feiras públicas, nas quais se tem a oportunidade de experimentar todos os sabores, odores e visões de um determinado lugar.

Em Nazaré do Piauí não é diferente, todos os sábados a partir das 5h acontece a feira municipal, prestigiada por cidadãos de todos os povoados do município.

Pensando nisso as equipes de rondonistas da UNIJUÍ e Universidade Estadual do Goiás – UEG realizaram uma atividade em conjunto, divulgando ações de prevenção à saúde, cuidados no trânsito, orientações para população da terceira idade, assim como a produção de um diagnóstico rápido sobre as questões que abrangem a saúde pública, saúde e segurança no trânsito.

Para a sub-coordenadora da equipe da UNIJUÍ, professora Leonir Terezinha Uhde, área de agronomia, foi uma experiência fantástica. “Eu adorei a feira pela diversidade de produtos que oferece na área da produção agrícola, como alho, cebola, batata, feijão e arroz. E também toda diversidade de verduras e frutas como berinjela, pimenta, batata inglesa, banana, manga e mamão”.

A professora destacou ainda que um dos itens detectados no diagnóstico rápido foi com relação a produção. “Boa parte dos vegetais, frutas e verduras, vem de outros municípios, como Juazeiro, na Bahia, porém eles poderiam e deveriam ser produzidos no município de Nazaré do Piauí pelas condições de solo e clima. E muitos dos produtos já existem no município como caju, manga, entre outras frutas nativas como umbu verdadeiro, cajá, tamarindo, goiaba”. A professora ainda acrescentou que “esses produtos, além de serem oferecidos na feira e no comercio local, poderiam ser oferecidos nas escolas do município gerando renda e agregando mão de obra”.

Já o acadêmico de medicina veterinária, Régis Filipe Schneider, considerou a feira local muito interessante. “É uma feira com bastante variedade de produtos, tanto de artesanato como de produção. É algo diferente da nossa realidade, com outros costumes”, destacou o rondonista.

Na tarde deste sábado (25) os acadêmicos das duas universidades concluem o planejamento para ação que ocorrerá amanhã na Lagoa de Nazaré do Piauí com atividades voltadas ao meio ambiente, conscientização e preservação do local.