UNIJUÍ participa do projeto VER-SUS/Brasil - Unijuí

UNIJUÍ participa do projeto VER-SUS/Brasil

Docentes e acadêmicos da área da saúde da UNIJUÍ estão participando do projeto VER- SUS: Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde. A programação foi aberta na sexta-feira e se estende até o dia 14 de fevereiro, tendo como local para os debates o Hotel Vera Cruz, em Ijuí.

O VER-SUS/Brasil é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com as entidades estudantis, cursos da área da saúde e secretarias municipais de saúde, com o objetivo de oferecer a estudantes universitários vivências e estágios no Sistema Único de Saúde, com duração de 15 a 20 dias.

Conforme destaca a professora Adriane Bernat Kolankiewicz, do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), a missão é promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços, levando-se em consideração os aspectos de gestão do sistema, as estratégias de atenção, o controle social e os processos de educação na saúde. “Orientado pela abertura do sistema de saúde como espaço de ensino e aprendizagem para os estudantes da área da saúde, o VER-SUS pretende tornar presente para os estudantes as ações de condução do sistema de saúde”. Outra dimensão contemplada nesse projeto diz respeito à histórica dificuldade das diferentes profissões da saúde trabalharem de forma integrada. A docente ressalta que a cultura de fragmentação do setor ainda é uma realidade na qual a falta do hábito de convivência multiprofissional é uma de suas causas. “Nesse sentido, o VER-SUS/Brasil oportuniza o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da área da saúde e áreas afins”.

Esses estágios, respeitando as diretrizes nacionais, apresentam programações diversificadas, respeitando as características locais e regionais. Além do objetivo geral, que é de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer e refletir sobre o Sistema Único de Saúde, o projeto visa valorizar e potencializar o compromisso ético-político dos participantes do espaço de vivência no processo da Reforma Sanitária; provocar reflexões acerca do papel do estudante enquanto agente transformador da realidade social; contribuir para a construção da consciência acerca da saúde em seu conceito ampliado; sensibilizar gestores, trabalhadores e formadores do sistema de saúde, estimulando as discussões e as práticas de educação permanente, reafirmando o SUS em suas ações; contribuir para o amadurecimento da prática interdisciplinar e multiprofissional, para a articulação interinstitucional e intersetorial e para a integração ensino-serviço no campo da saúde; contribuir para o debate sobre o projeto político-pedagógico da graduação e sobre a implementação das diretrizes curriculares da saúde, de forma que contemplem as reais necessidades do SUS e da população brasileira; e estimular a inserção dos estudantes no Movimento Estudantil e em outros Movimentos Sociais.

O Projeto VER-SUS/Brasil destina-se aos estudantes universitários brasileiros da área de Saúde. A Resolução 287/98 do Conselho Nacional de Saúde define as seguintes carreiras como profissões de saúde para fins de elaboração das Diretrizes Políticas da Gestão em Políticas de Saúde: Biologia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Serviço Social e Terapia Ocupacional. A estes foram acrescidos os cursos de Administração Hospitalar e Administração de Sistemas e Serviços de Saúde, totalizando 16 profissões da saúde envolvidas com o VER-SUS/Brasil.

Esta atividade é composta por uma comissão geral do evento, na qual a professora Dra Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz está representando a UNIJUÍ, juntamente com a chefe adjunta da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Lúcia Crescente, e as acadêmicas Jaqueline e Josiane como representantes dos acadêmicos.