Gestores conhecem experiências de Pedagogia Inovativa na Finlândia - Unijuí

Gestores conhecem experiências de Pedagogia Inovativa na Finlândia

Teve início na manhã desta segunda-feira, 17, a missão acadêmica na Finlândia, da qual participa um grupo de gestores ligados ao Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e representantes do MEC.

A UNIJUÍ está representada na missão acadêmica pelo Reitor Martinho Luís Kelm e pela Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Moraes Berlezi. O roteiro a ser cumprido integra visitas à Universidade de Ciências Aplicadas de Turku (foto), à Universidade de Tampere e à Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere.

Nesta segunda-feira, a comitiva de brasileiros visita a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku (TUAS). Pela manhã, o grupo foi recebido pelos representantes da TUAS Liisa Kairisto-Mertanen, que falou sobre Introdução à Pedagogia Inovativa; Meiju Räsänen, que apresentou estudos em incubadoras e avaliação de competências em inovação; e Henna Knuutila, que falou ao grupo sobre Pedagogia Inovativa em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. À tarde, acontece a apresentação de práticas de incubação envolvendo estudantes, tutores e docentes. Também será realizada uma visita ao Câmpus e recepção ao grupo, a cargo do Reitor Kirsti Virtanen. Na terça-feira, o grupo visitará a Universidade de Tampere. Dentre as temáticas que estarão em debate estão o sistema educacional finlandês; o incremento da qualidade, design curricular e desenvolvimento educacional; e o sistema finlandês de inovação.

A missão acadêmica é organizada pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e tem como propósito conhecer a experiência da Finlândia, país considerado uma referência internacional na área da educação. Representantes do MEC também integram a comitiva. Conforme destaca o Reitor Martinho Kelm, são três os principais aspectos a serem observados durante a viagem: a interação das universidades com as comunidades; o modelo de educação baseado em novas metodologias pedagógicas, com tecnologias inovadoras e ativas; e o fomento às experiências de incubação e empreendedorismo. O grupo retorna no dia 26 de fevereiro.

Foto: Primeiro dia de atividade na Universidade de TUAS, com palestra sobre Pedagogia da Inovação. Na foto estão o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm; Reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava; Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UCS, José Carlos Köche; representante do MEC, Paulo Barone; além de docentes e pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.