Comunicação Social da UNIJUÍ é destaque na TVCOM - Unijuí

Comunicação Social da UNIJUÍ é destaque na TVCOM

Desde o ano passado o programa Faixa Universitária, da TVCOM, vem dando espaço para as produções audiovisuais das universidades gaúchas.

Trabalhos produzidos na Unijuí também foram destaques no programa, tendo sido exibidos até o momento dois vídeos do curso de Comunicação Social.

O primeiro a ser veiculado foi “Sobre Dança: o Sonho nos Pés”, produzido pelas ex-alunas de Jornalismo Daniele Santos e Gislaine Windmöller, no componente curricular de Produção em Vídeo II, no primeiro semestre de 2012. O curta, orientado pelo professor Celestino Perin, levou para a telinha os bastidores de festivais de dança e a dedicação de dançarinos e coreógrafos. “Foi uma surpresa quando vi o recado da editora da TVCOM no meu Facebook, dizendo que o meu vídeo foi selecionado para a Faixa Universitária. Eu e a Daniele trabalhamos sozinhas neste documentário, fomos a diversos rodeios, jantares de CTG, tentando transmitir a emoção de participar de um evento tão grandioso. Foi muito gratificante ter tantos recados elogiando o documentário”, comenta Gislaine.

Já o vídeo “A Vida de Cipriano: Jornalismo sem Cortes” resultou do componente curricular de Produção de Vídeo II, no primeiro semestre de 2013. O documentário teve a produção dos alunos Alécio Baroni, Araciele Ketzer, João Pedro Van Der Sand, Margarida Goldschmidt, Mariana Rick, Mateus Tamiozzo, Priscila Heldt, Suélen Kommers e Vinicius Fruhling, e a orientação dos professores Celestino Perin e Felipe Dorneles. O acadêmico de Jornalismo João Pedro Van Der Sand dirigiu a produção, que conta de forma bem humorada os desafios do jornalista diante da evolução tecnológica. Para João, o trabalho só foi possível graças à colaboração de todo o grupo: “A turma participou ativamente na construção do roteiro, assim como na produção e nas atuações. Foram várias sessões de gravações em diversas locações. Acredito que o comprometimento do grupo foi o que tornou possível a realização do vídeo, e o que deu qualidade ao material”. João afirma que o trabalho é uma mescla do estilo documental de Ilha das Flores, de Jorge Furtado, com a dinâmica da narração semelhante à que é feita em alguns desenhos do Pateta, da Disney. “Acho que flutua entre essas duas influências, já que é uma tentativa de contar a história de uma profissão com humor, sem deixar de passar a mensagem”, complementa.

O professor Celestino Perin, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação – DACEC, é o responsável por analisar e encaminhar algumas das melhores produções à TVCOM. O programa Faixa Universitária vai ao ar na TVCOM aos sábados às 16h, com reprise aos domingos no mesmo horário e nas quartas-feiras às 15h30.

Fonte: Usina de Ideias
Agência Experimental de Comunicação Social / DACEC - UNIJUÍ