Agronegócio é destaque em palestra promovida pela Criatec - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agronegócio é destaque em palestra promovida pela Criatec

 

Professor Argemiro Luís Brum apontou resultados e perspectivas do setor agrícola, especialmente para o mercado de grãos.

As tendências do agronegócio e a demonstração do funcionamento do Sistema Web de Administração Rural (SWAR) foram os destaques da palestra realizada pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), na sexta-feira, dia 14. O evento foi realizado na sala de capacitações da Incubadora e teve como palestrante o doutor em Economia Internacional e professor da Unijuí Argemiro Luís Brum.

Analisando a situação climática, o professor explicou que o Rio Grande do Sul não deverá ter uma grande colheita em 2014: “A safra gaúcha será menor do que a esperada devido aos problemas climáticos. Há perdas no milho e na soja, além de feijão e outros produtos. A exceção é o arroz, irrigado”. Para ele, apesar da situação, a safra ainda poderá ser considerada razoável, longe da grande quebra de 2005, mas com casos preocupantes.

Brum falou também sobre os preços no mercado, que devem variar. “O valor da soja deve estabilizar no Rio Grande do Sul, ficando no momento da colheita entre R$ 50 e R$ 55 por saco, pelos cálculos atuais. Os valores dependerão do volume de quebra e do comportamento do câmbio até abril. O milho deverá ter uma alta no preço devido à quebra de safra no Estado e no país, além de dificuldades relacionadas ao clima”, relatou. Já o preço do feijão, segundo ele, deve disparar durante o ano e o preço do arroz poderá ser menor.

O professor ainda apontou que investimentos no agronegócio são necessários e indispensáveis para promover uma maior produção e almejar lucro. Devido ao comportamento do clima, 2014 é um ano que exige cuidados. Para Brum, é preciso levar em conta a situação econômica atual para investir. “O investimento sempre é bem-vindo e muitas vezes necessário, porém o mesmo precisa ser muito bem pensado nas atuais conjecturas econômicas do país. Vale investir para quem consegue produzir com resultados econômicos positivos. No geral, o setor deve se preocupar em cuidar para manter o que já possui, pois o risco de se perder espaço no setor começa a aumentar a partir de agora diante do quadro econômico nacional”, aconselhou.

 

Sistema Web de Administração Rural – O investimento em tecnologia para o gerenciamento das propriedades rurais é uma alternativa para quem busca resultados. Este ano a empresa Swar, que desenvolveu um software para auxiliar os produtores na administração rural, passou a integrar a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí e está disponibilizando esse serviço na região Noroeste do Estado.

“Assim como no ramo empresarial, o uso de sistemas, também na gestão agropecuária, profissionaliza o setor, afinal esta atividade é um negócio, sobre o qual se vislumbra a lucratividade, como em qualquer outro. O uso do SWAR permite que o produtor acompanhe detalhadamente os seus resultados, seja de custos, como de lucratividades, possibilitando agir de forma a obter melhores resultados econômicos para o empreendimento”, aponta o empresário João Carlos Winter, responsável pelo software.

Fonte: Usina de Ideias
Agência Experimental de Comunicação Social / DACEC - UNIJUÍ


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.