Investimentos na infraestrutura dos Câmpus marcam o início do ano letivo - Unijuí

Investimentos na infraestrutura dos Câmpus marcam o início do ano letivo

Uma série de melhorias na infraestrutura estão sendo implementadas nos quatro Câmpus da Universidade, marcando o início do ano letivo de 2014. Em Panambi (foto ao lado), passarela liga os prédios A e C.

No Câmpus Ijuí, o destaque está na pintura das paradas de ônibus, nos prédios da área da Saúde e Biociências, na fachada da Biblioteca Universitária, nas paredes externas do prédio C, além de pintura externa e interna e reforma dos pisos em todo o prédio L, onde também foram retirados os antigos murais que ocupavam o corredor, que foram substituídos por murais de vidro. O gerente da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, Jeferson Dalla Rosa, destaca que as reformas terão continuidade ao longo do ano, com a pintura de outros prédios de salas de aula e a substituição de murais. Também foram instaladas réguas de energia nos prédios F, G e L e na Sede Acadêmica, visando facilitar o uso de notebooks e tablets pelos alunos. Os antigos quadros negros também estão sendo substituídos pelos quadros brancos.

Outro projeto em desenvolvimento desde o ano passado diz respeito à adequação da rede elétrica no Câmpus Ijuí e também no prédio da Sede Acadêmica, para futuras instalações de climatizadores. A meta é climatizar todas as salas de aulas, nos quatro Câmpus. Os investimentos no Câmpus Ijuí também contemplam reformas nos laboratórios ligados ao Departamento de Ciências da Vida, algumas já concluídas e outras em andamento. Já passaram por melhorias os laboratórios de bioquímica, de anatomia e de microscopia; o de fisiologia deve estar com a reforma concluída para o segundo semestre; e estão previstas mudanças nos laboratórios de imunologia e de microbiologia. As obras contemplam pintura, substituição de móveis e ampliação/otimização dos espaços, visando garantir o aumento da capacidade de atender aos alunos, mas com qualidade e segurança durante as aulas práticas.

Foto ilustrativa de como ficará a pintura externa do Câmpus Três Passos

No Câmpus Panambi, a principal melhoria foi a construção de uma passarela ligando o bloco A ao bloco C. Esta era uma antiga reivindicação dos alunos do Câmpus, visando qualificar o acesso, principalmente em dias de chuva. Outros investimentos foram melhorias nas salas de aula e a instalação do laboratório de Física e Química. No Câmpus Três Passos, a novidade é a pintura externa do prédio, que receberá tons de concreto e bronze. A previsão de término da pintura é para o final de março.

No Câmpus Santa Rosa, a Central de Atendimento ao Aluno (CAA) passou por reformas durante as férias, visando oferecer um bom atendimento ao aluno com agilidade e eficiência. O novo layout oportuniza aos alunos um contato direto com as secretárias e com os coordenadores de curso, o que tem agilizado os processos de informações e encaminhamentos de bolsas e benefícios educacionais, solicitação de documentos acadêmicos, emissões de boletos de cobranças, negociações de débitos, assuntos financeiros, entre outros. Para isto, foram adquiridos quatro monitores de led. Também aconteceram readequações no mobiliário dos laboratórios, oferecendo maior espaço e comodidade ao aluno e ao professor. Foram feitas melhorias nas salas do setor administrativo, jardins e estacionamento com novas sinalizações, proporcionando segurança aos veículos.

Prédio L, no Câmpus Ijuí, é um dos que recebeu pintura nova nas férias

Central de Atendimento ao Aluno foi reformulada em Santa Rosa